' Programa Cidadania nas Escolas certifica estudantes em Itapoã – INFFORMA – Informação é tudo!

Programa Cidadania nas Escolas certifica estudantes em Itapoã

COMPARTILHAR

(Foto: Lucio Bernardo Jr/ Agência Brasília)

Alunos da rede pública recebem certificados e celebram com atividades na Praça dos Direitos e CEU das Artes

Brasília, 25 de maio de 2024 – A manhã deste sábado foi marcante para 395 estudantes de seis escolas públicas do Itapoã, que foram certificados pela participação no programa Cidadania nas Escolas. Essa iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), promove debates sobre temas cotidianos no ambiente escolar. A cerimônia, realizada na Praça dos Direitos e no CEU das Artes, contou com teatrinho, cama elástica, algodão doce e pipoca.

O evento celebrou a conclusão do projeto nas Escolas Classe 01, 02, 203 e 502, no Centro Educacional 1 e no Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns. Durante os encontros, os alunos assistiram a palestras e participaram de vivências abordando temas como violência doméstica, gravidez na adolescência, bullying, violência e exploração sexual, e prevenção às drogas.

“O nosso papel com o Cidadania nas Escolas é oferecer suporte aos pais na educação dos filhos. Levamos vários assuntos para o ambiente escolar para que as crianças possam repassar aos pais. O GDF mostra que está junto com os pais na tarefa de educar e proteger os filhos”, explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Cada conclusão de ciclo do projeto é marcada por uma cerimônia nos espaços públicos da Sejus, reforçando o papel dessas áreas e incentivando a população a utilizar seus serviços. “As palestras ocorrem no dia a dia das escolas, e trazemos a finalização para a Praça dos Direitos e o CEU das Artes, onde oferecemos mil vagas em esportes, teatro e acompanhamento nutricional e pedagógico. Queremos destacar essa culminância”, acrescentou Passamani.

Bruno Abreu, pedagogo e especialista em assistência social da Sejus, é um dos servidores que atuam no programa. Ele explicou que as palestras são adaptadas para cada público, apresentando material e propostas de abordagem para os professores e a direção da escola. “Para crianças menores, usamos contação de histórias. Para as mais velhas, utilizamos reflexões após exibição de cine debate”, disse.

Maria Luiza dos Santos de Araújo, de 9 anos, foi uma das participantes do programa e relatou o que aprendeu sobre bullying e violência. “A violência deixa a pessoa triste e sozinha. Agora sei identificar e falar que isso não é certo”, afirmou.

Joelio da Silva de Araújo, pai de Maria Luiza, destacou a importância do projeto. “É algo que acontece muito com as crianças. Ela já aprende a identificar o que é certo e errado e pode informar a um adulto. Isso nos dá mais segurança”, avaliou.

Certificação no Recanto das Emas

Ainda neste sábado, ocorreu a entrega de certificados para 466 estudantes do Recanto das Emas que participaram do programa, com a cerimônia no CEU das Artes local e a presença da secretária Marcela Passamani. Desde sua criação em 2023, o Cidadania nas Escolas já atendeu estudantes de Samambaia, Santa Maria, Itapoã, Recanto das Emas e Ceilândia.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *