' Estratégia de Saúde da Família chega a mais de 2,1 milhões de brasilienses – INFFORMA – Informação é tudo!

Estratégia de Saúde da Família chega a mais de 2,1 milhões de brasilienses

COMPARTILHAR

(Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília)

GDF busca 100% de cobertura, atendendo mais de 2,1 milhões de pessoas com equipes multidisciplinares

Brasília, 22 de abril de 2024 – Com mais de 2,1 milhões de pessoas assistidas, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (eSF) no Distrito Federal desempenham um papel crucial no cuidado integral das famílias, indo além da saúde. Somente em 2024, foram realizados mais de 1,1 milhão de atendimentos individualizados, refletindo o impacto positivo da estratégia na comunidade.

Embora comumente associadas a equipes compostas por médicos, técnicos em enfermagem e agentes de saúde, a eSF engloba uma diversidade de profissionais em suas 632 equipes multidisciplinares. Estas incluem equipes de saúde bucal, atenção primária prisional, complementares psicossocial e consultório na rua.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a adesão do DF à eSF, ocorrida em 2017, como um marco para o cuidado da população. “É o principal cuidado, porque é ali que fazemos prevenção, diagnóstico, acompanhamento e, o mais importante, criamos vínculo com a população”, afirma.

Bom atendimento e cuidado integral

Moradora do Núcleo Rural Córrego da Onça, Olinda Petry, de 89 anos, é uma das beneficiadas pelo atendimento da eSF, adaptado para suas necessidades específicas. Ela destaca a qualidade do cuidado recebido, incluindo sessões de fisioterapia em casa e vacinação contra a gripe.

A médica da família Fabiana Soares Fonseca, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Santa Maria, enfatiza a abordagem holística da estratégia. “Avaliamos muito além da doença. Olhamos para a pessoa de modo integral e sem julgamentos”, diz.

Expansão e qualificação do atendimento

A taxa de cobertura da eSF no DF aumentou significativamente, passando de 33,74% em 2017 para 76,79% em 2023. O GDF trabalha para alcançar 100% de cobertura, com 2.177.510 pessoas vinculadas à estratégia.

O Programa de Qualificação da Atenção Primária do Distrito Federal (Qualis-APS) busca aprimorar o atendimento, certificando especialistas e oferecendo cursos de aperfeiçoamento em eSF.

Cuidado territorializado e integral

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde do DF, Sandra França, destaca o cuidado centrado na pessoa e territorializado, adaptado às particularidades e necessidades de cada indivíduo.

Antes da eSF, o atendimento era focado na gestante; agora, a mulher e a família recebem acompanhamento integral, antes e depois da gestação.

Quem ainda não estiver cadastrado para receber os cuidados das equipes pode procurar a UBS mais próxima de casa.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *