' Fundação Hemocentro de Brasília faz apelo por doações – INFFORMA – Informação é tudo!

Fundação Hemocentro de Brasília faz apelo por doações

COMPARTILHAR

(Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

Epidemia de dengue e diminuição de doadores impactam estoques, especialmente dos tipos O e A positivo

Brasília, 22 de abril de 2024 – A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) enfrenta uma situação crítica nos estoques de sangue neste mês de abril. A queda no fluxo de doadores desde o início do ano, aliada ao aumento da demanda por transfusões devido à epidemia de dengue, são fatores que contribuem diretamente para essa baixa. Atualmente, a FHB opera 42% abaixo do nível considerado ideal para atender a demanda das redes de saúde pública e privada do Distrito Federal.

Os grupos sanguíneos O positivo, O negativo e A positivo são os mais afetados pela escassez. A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi, explica que a epidemia de dengue reduziu o número de doadores disponíveis. “Quem teve a doença não pode doar por 30 dias, e quem teve dengue hemorrágica fica inapto por seis meses. Isso resulta em um aumento da demanda por sangue e uma diminuição na quantidade de potenciais doadores”, destaca.

Para incentivar a população a doar, a Fundação suspendeu a necessidade de agendamento entre 14h e 18h. A medida visa facilitar o processo de doação e estará em vigor até que os estoques sejam normalizados. Além disso, a FHB disponibiliza uma unidade móvel de coleta para atender áreas fora do Plano Piloto. Águas Claras será a próxima região administrativa a receber o ônibus do Hemocentro, no dia 7 de maio.

Apesar dos esforços, nos primeiros 15 dias de abril, a média diária de doações foi de 177 coletas, enquanto são necessárias 180 por dia para manter os estoques em níveis adequados. A Fundação faz um apelo à população para que contribua com doações de sangue.

Para ser elegível à doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Em caso de dengue, gripe ou Covid-19, existem prazos específicos a serem respeitados antes de doar sangue. A Fundação Hemocentro de Brasília reforça a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *