' Serviço Residencial Terapêutico: alternativa para reabilitação e convívio social – INFFORMA – Informação é tudo!

Serviço Residencial Terapêutico: alternativa para reabilitação e convívio social

COMPARTILHAR

(Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

Implantação de residências terapêuticas visa reinserção de pacientes com transtornos mentais graves

Brasília, 23 de abril de 2024 – A Secretaria de Saúde (SES-DF) do Distrito Federal está implementando o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) como alternativa para pessoas internadas há mais de dois anos em hospitais psiquiátricos, sem suporte familiar. A primeira etapa do programa será no Paranoá, com a empresa Multifisio Domiciliar Ltda responsável pela prestação dos serviços.

Com o objetivo de promover a reinserção social, o SRT destina-se a adultos com transtornos mentais graves, sem moradia ou suporte financeiro. As residências terapêuticas, localizadas em áreas urbanas, proporcionam convívio social e reabilitação psicossocial, seguindo a legislação e diretrizes do SUS.

Nessas casas, os pacientes receberão apoio de cuidadores, enfermeiros e demais profissionais, mas o tratamento será realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O número de usuários em cada residência varia, sendo sempre acompanhados por equipes interdisciplinares.

A implantação do SRT segue normativas legais e orientações para desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial, proporcionando tratamento adequado e reinserção social para pessoas com transtornos mentais graves.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *