' Expansão das ciclovias no Distrito Federal impulsiona mobilidade e lazer – INFFORMA – Informação é tudo!

Expansão das ciclovias no Distrito Federal impulsiona mobilidade e lazer

COMPARTILHAR

(Foto: Lúcio Bernardo/Agência Brasília)

DF aumenta malha cicloviária e planeja novos trechos para 2024

Brasília, 26 de maio de 2024 – O Distrito Federal tem intensificado seus esforços para aumentar e melhorar a malha cicloviária. Atualmente, a região conta com 687,12 km de ciclovias e ciclofaixas distribuídos por 30 regiões administrativas, um aumento significativo comparado aos 466,6 km registrados em dezembro de 2018. A cidade de São Paulo ainda lidera no Brasil com 731,2 km de ciclovias.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), responsável pela política cicloviária no DF, está preparando uma licitação para o segundo semestre deste ano que incluirá a construção de 26 km de novos trechos de ciclovia. “São 11 km em Samambaia Norte, 3,3 km em Planaltina, 550 metros próximos ao UniCeub, na Asa Norte, 2 km nos arredores do Autódromo de Brasília, quase 2 km na Octogonal e 5,8 km entre Samambaia”, detalhou o secretário Zeno Gonçalves.

Desde 2019, o GDF construiu 220,52 km de ciclovias e investiu R$ 27 milhões. A meta é não apenas expandir a extensão da malha cicloviária, mas também interligar os trechos existentes para proporcionar maior funcionalidade. A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), em parceria com a Semob, assumiu a missão de conectar esses trajetos. “A Secretaria de Obras nos pediu todos os traçados e projeções para a construção de novas ciclovias, totalizando 289 km. Queremos lançar um grande programa cicloviário para interligar a malha e aumentar a mobilidade e a atratividade das ciclovias”, acrescentou Zeno Gonçalves.

A legislação atual exige que todos os projetos de construção, ampliação ou adequação de vias públicas incluam ciclovias e infraestrutura cicloviária. No Corredor Eixo Oeste, por exemplo, o projeto inclui ciclovias em todo o trajeto do Sol Nascente ao Eixo Monumental e ao Terminal Asa Sul.

Comunidade valoriza as ciclovias

Moradores do Distrito Federal têm se beneficiado das novas ciclovias. Anilson Dalapícola, 70 anos, aposentado, utiliza a ciclovia recém-inaugurada no Núcleo Bandeirante para se exercitar e fazer compras. “Sempre que preciso comprar alguma coisa no comércio venho de bicicleta, até para praticar um exercício a mais no dia. A construção desta ciclovia foi muito boa, depois que colocaram o asfalto ficou excelente”, comentou.

Edmilson de Jesus, 39 anos, microempreendedor e morador da Candangolândia, também aproveita a ciclovia como uma forma de lazer. “É uma alternativa de lazer que estava precisando por aqui. Uso sempre aos fins de semana e também hoje, que não estou trabalhando. Costumo fazer o percurso do Núcleo Bandeirante até o Park Way umas três ou quatro vezes por semana”, compartilhou.

A expansão da malha cicloviária no DF está promovendo não apenas a mobilidade, mas também o bem-estar dos moradores, incentivando o uso de bicicletas para transporte e lazer.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *