' Mobilização no Distrito Federal visa recuperação de área verde entre Chácara Santa Luzia e Parque Nacional de Brasília – INFFORMA – Informação é tudo!

Mobilização no Distrito Federal visa recuperação de área verde entre Chácara Santa Luzia e Parque Nacional de Brasília

COMPARTILHAR

(Foto: Divulgação/Administração da Estrutural)

Esforços conjuntos de órgãos do GDF visam restaurar extensa área degradada

Brasília, 28 de março de 2024 – Cerca de 40 pessoas estão engajadas na recuperação de uma área verde localizada entre a Chácara Santa Luzia, na Estrutural, e o Parque Nacional de Brasília. Os trabalhos, que tiveram início nesta quarta-feira (27), contemplam a limpeza do local, estendendo-se por aproximadamente 6 km, e serão executados nos próximos dias. Além disso, está em andamento a instalação de cercas de concreto para prevenir o descarte irregular de resíduos, e em breve, será iniciada a aplicação de restos de construção civil (RCC), seguida pela aplicação de terra vegetal.

A operação envolve a colaboração de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Secretaria de Governo (Segov) e a Secretaria Executiva das Cidades (Secid). A ação conta com o suporte de caminhões e maquinários como escavadeiras hidráulicas e pás carregadeiras.

Marco Aurélio Dermes, subsecretário de Operações nas Cidades e coordenador-geral do programa GDF Presente, ressaltou que a operação de recuperação foi autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), responsável pelo Parque Nacional de Brasília, e é uma continuação dos serviços iniciados em fevereiro durante o Dia D de combate à dengue na Região Administrativa (RA).

Prevê-se que o transporte de RCC, doado pelo SLU, se inicie na próxima segunda-feira (1º), utilizando aproximadamente 180 toneladas do material para auxiliar no trajeto dos caminhões. A terra vegetal, composta por solo misturado com folhas, caules e gravetos, será utilizada em grande quantidade devido à extensão da área degradada, com previsão de mais de mil toneladas sendo aplicadas, totalizando cerca de 300 viagens de caminhão.

Localizada a cerca de 12 km do centro de Brasília, a Chácara Santa Luzia abriga mais de 10 mil habitantes e é parte da região administrativa SCIA/Estrutural. Esta ação representa um compromisso governamental com a preservação do meio ambiente e com o combate à dengue, sendo a primeira operação deste tipo na área. O administrador regional da SCIA/Estrutural, Alceu Prestes, enfatizou a importância do trabalho para a saúde pública e o comprometimento em limpar o espaço e evitar a formação de criadouros do mosquito.

A população pode contribuir e solicitar ações relacionadas à infraestrutura e à limpeza das cidades por meio da Ouvidoria, do site, do número 162 ou diretamente nas administrações regionais, que estão abertas para receber elogios e críticas.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *