' Taxa de desemprego se mantém estável em fevereiro no Distrito Federal, aponta PED-DF – INFFORMA – Informação é tudo!

Taxa de desemprego se mantém estável em fevereiro no Distrito Federal, aponta PED-DF

COMPARTILHAR

(Foto: Divulgação)

Setor de serviços se destaca com aumento de postos de trabalho; Periferia Metropolitana de Brasília registra recuo na taxa

Brasília, 26 de março de 2024 – Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), divulgada nesta manhã pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a taxa de desemprego total da capital se manteve estável em fevereiro, registrando 15,9%.

Lucia Garcia, técnica e economista do Dieese, explicou que, durante o mês de fevereiro, a População Economicamente Ativa (PEA) teve um acréscimo de 17 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho, número superior aos 14 mil novos postos de trabalho. Esse aumento foi impulsionado pelo setor de serviços, enquanto a indústria de transformação apresentou a menor proporção.

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a taxa da PEA reduziu de 16,8% para 15,9%, com um aumento na taxa de participação de 62,2% para 64,7%. O contingente de desempregados permaneceu praticamente inalterado, devido ao crescimento do nível ocupacional.

Na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), a taxa de desemprego total foi de 15,4%, representando uma diminuição em relação a janeiro (15,8%). Em comparação com fevereiro de 2023, houve uma redução significativa de 5,6%, atingindo a média atual de 15,4%. A taxa de participação na PMB foi de 65,8%.

No total, 540 mil pessoas estavam ocupadas na PMB em fevereiro de 2024, com destaque para o setor de comércio e reparação, que registrou um acréscimo de 7,0% de novos postos de trabalho. Por outro lado, o setor de serviços apresentou uma retração de 4,0%, enquanto a construção permaneceu relativamente estável.

Este cenário equilibrado entre crescimento da força de trabalho e da ocupação sinaliza um ano promissor para o mercado de trabalho no Distrito Federal, conforme ressaltado pela economista Lucia Garcia.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *