' Inaugurada tenda de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue no Plano Piloto – INFFORMA – Informação é tudo!

Inaugurada tenda de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue no Plano Piloto

COMPARTILHAR

(Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

Nova estrutura faz parte de iniciativa do Governo do Distrito Federal para fortalecer o atendimento na região

Brasília, 26 de abril de 2024 – Uma nova tenda de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue foi inaugurada nesta sexta-feira (26) em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), no Plano Piloto. Essa instalação oferece atendimento para adultos e crianças das 7h às 19h, ampliando os serviços de saúde disponíveis na região central.

A tenda recém-inaugurada é parte de um projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) que prevê a disponibilização de 11 tendas ao longo deste mês. Cada estrutura conta com espaço para triagem dos pacientes, consultórios, farmácia e sala de hidratação. Nas próximas semanas, outras duas tendas semelhantes serão entregues, uma no Varjão e outra no Areal.

Atualmente, oito tendas já estão em funcionamento nas regiões de Samambaia, Vicente Pires, Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Gama e Paranoá, sendo as três últimas com assistência 24 horas. Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas nas unidades de acolhimento.

A secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Nelma Louzeiro, ressalta que a entrega da tenda no Plano Piloto tem como objetivo fortalecer a rede de saúde na região central, que recebe um grande fluxo de pessoas diariamente. “A nova tenda vem reforçar o atendimento aqui na região central, com objetivo de desafogar o Hran e concentrar a assistência a tudo que diga respeito à dengue”, afirma.

As tendas foram estrategicamente posicionadas próximas a hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) para garantir um atendimento rápido e eficiente aos pacientes com sintomas da doença, aliviando a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor médico das tendas, Clauber Lourenço, enfatiza que todas as estruturas estão abertas para receber pacientes de qualquer região administrativa do DF, mesmo que não sejam moradores da área. “Qualquer paciente, seja do DF ou de outro local, que estiver com sintomas, pode ser atendido aqui”, destaca.

Jefferson Santiago, morador de Planaltina e primeiro paciente atendido na nova tenda do Plano Piloto, compartilha sua experiência: “Quando cheguei, fiquei surpreso, por ser o primeiro ainda. Aqui é pertinho, fica bom o acesso para muitos que trabalham na região”, conta.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra França, reforça a importância das tendas como primeiro ponto de atendimento para pacientes com sintomas da dengue. “Essa estrutura entra como primeiro acesso; o objetivo dela é ampliar o atendimento específico para essa comunidade”, destaca.

As tendas representam uma medida importante para agilizar o diagnóstico e o tratamento da dengue, permitindo um cuidado mais eficaz com os pacientes e contribuindo para o controle da doença no Distrito Federal.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *