' AVC: reconhecimento e prevenção são vitais – INFFORMA – Informação é tudo!

AVC: reconhecimento e prevenção são vitais

COMPARTILHAR

(Foto: Matheus Oliveira)

Saiba como identificar sinais de acidente vascular cerebral

Da Redação

Brasília, 3 de janeiro de 2024 – O acidente vascular cerebral (AVC), causado pela obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos no cérebro, pode ser identificado por sinais visíveis, como fraqueza em metade do corpo, diminuição da sensibilidade, perda súbita de visão e alterações na fala e na face. A neurologista Adriana Barros, da Secretaria de Saúde (SES-DF), destaca a importância da prevenção, associando o AVC a fatores de risco como pressão alta, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e idade avançada.

“Manter a pressão arterial controlada com visitas regulares ao médico, atenção à glicose, cessação do tabagismo, moderação no consumo de álcool e prática de atividade física são estratégias essenciais para reduzir o risco”, enfatiza a médica.

Barros salienta que o AVC é a principal causa de incapacidade e a segunda maior causa de mortalidade no Brasil, tornando urgente a abordagem desse tema. Destacar a identificação rápida dos sintomas pode influenciar diretamente na limitação das sequelas e na eficácia da reabilitação. Os primeiros 30 minutos após os sintomas são cruciais.

“Se houver desvio do rosto ao sorrir, dificuldade em manter o braço erguido e fala arrastada, é imprescindível contatar imediatamente o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, número 192]”, alerta Barros.

O Samu oferece orientação e encaminhamento hospitalar, sendo o Hospital de Base do DF a unidade de referência para casos agudos. Para a prevenção de doenças vasculares cerebrais, recomenda-se buscar atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs), cuja localização pode ser encontrada de acordo com a residência por meio deste link.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *