14 regiões do Distrito Federal iniciam processo eleitoral para os Conselhos de Segurança, com a participação de 59 chapas e 2.426 eleitores cadastrados
Da Redação
Brasília, 29 de outubro de 2023 – Neste domingo, 29 de outubro, o Distrito Federal deu início ao processo eleitoral dos Conselhos de Segurança com a emissão das zerésimas às 8h da manhã. As zerésimas confirmaram a ausência de votos nas urnas eletrônicas, permitindo o início das votações em 14 pontos do DF. A abertura das salas de votação aconteceu às 9h, marcando o início de um importante exercício democrático.
Em todo o Distrito Federal, um total de 59 chapas e 2.426 eleitores foram cadastrados para participar das eleições dos Conselhos de Segurança. As eleições abrangem diversas regiões administrativas, incluindo Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Fercal, Gama, Itapoã, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho II, Taguatinga e Brasília Centro. Nas demais regiões administrativas, não ocorrerá votação, uma vez que apenas uma chapa foi registrada.
O processo eleitoral dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Distrito Federal (Consegs) teve início em julho deste ano e envolveu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), as polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), membros dos atuais Consegs, membros das regiões administrativas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a DF Legal, a Subsecretaria de Integração e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).
O processo eleitoral dos Consegs desempenha um papel fundamental na integração da comunidade com as autoridades policiais, colaborando para ações e estratégias integradas de segurança pública. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e valorizar os órgãos de segurança.
O secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, destacou a importância desse marco democrático: “A Constituição Federal de 1988 prevê que a segurança pública é dever do Estado, mas também é direito e responsabilidade de todos. Hoje, esse importante marco da democracia no DF reforça a participação do cidadão na definição das ações de preservação da ordem pública.”
O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, ressaltou o compromisso do tribunal com o processo eleitoral dos Consegs: “O Tribunal Regional Eleitoral do DF participa de mais uma eleição priorizando e protegendo o voto, que é facultativo, sigiloso e, no caso dos Conselhos de Segurança, voluntário. Fornecemos 10 técnicos para auxiliar na operação das urnas durante todo o processo eleitoral e integramos mais uma vez o processo democrático em nosso país.”
As eleições continuarão até as 17h deste domingo, e os eleitores habilitados poderão votar em uma das chapas de suas respectivas regiões. As chapas são compostas por presidentes, vice-presidentes, diretores comunitários, primeiros-secretários e segundos-secretários. Os mandatos têm duração de quatro anos, e é permitida a reeleição para a presidência por um único período subsequente na mesma região. O resultado preliminar da eleição está previsto para ser divulgado na segunda-feira, 30 de outubro, com a posse dos eleitos marcada para 5 de dezembro.