' Vigilância Sanitária do DF intensificará fiscalização em restaurantes antes do Dia das Mães – INFFORMA – Informação é tudo!

Vigilância Sanitária do DF intensificará fiscalização em restaurantes antes do Dia das Mães

COMPARTILHAR

(Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF)

Mais de 470 estabelecimentos serão inspecionados em operação educativa e preventiva

Brasília, 2 de maio de 2025 — Com a proximidade do Dia das Mães, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal prepara uma força-tarefa para intensificar as inspeções em restaurantes e outros estabelecimentos do setor alimentício. A operação, discutida em reunião nesta quarta-feira (30), começa na próxima semana e tem como meta visitar mais de 470 locais em todas as regiões administrativas do DF.

O foco principal da ação será em estabelecimentos com licenciamento em processo de renovação ou emissão, a fim de garantir que todos operem de acordo com as normas sanitárias, especialmente diante do aumento do fluxo de clientes esperado para a data comemorativa.

“Estamos nos preparando para o Dia das Mães, uma ocasião em que muitos optam por comemorar em restaurantes. Avaliaremos as condições de funcionamento, principalmente nos estabelecimentos que já estariam sujeitos à visita da Vigilância por estarem em processo de renovação da licença”, explicou Allex de Melo Moraes, auditor de atividades urbanas da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF.

A operação contará com o trabalho de 75 auditores sanitários, que realizarão visitas com caráter educativo. Durante as fiscalizações, serão avaliadas a estrutura física dos locais, condições de higiene, segurança alimentar e os processos operacionais. Se forem identificadas irregularidades graves, os estabelecimentos poderão ser autuados ou até mesmo interditados.

“Algumas ações de intervenção exigem a suspensão da atividade. Dependendo da situação encontrada, é aberto um processo administrativo para que a empresa possa se manifestar e apresentar sua defesa”, complementou o auditor.

A força-tarefa segue as diretrizes da Anvisa e também da Instrução Normativa nº 16/2017 da Secretaria de Saúde do DF, que estabelece critérios para boas práticas em serviços de alimentação.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *