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Via Estrutural é reinaugurada com pavimento rígido de concreto, inovação no DF

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Importante rodovia liga Plano Piloto à região Oeste; obra é a primeira do tipo no Distrito Federal

Da Redação

Brasília, 16 de dezembro de 2023 – Após um ano de obras, a Via Estrutural (DF-095), principal via que conecta o Plano Piloto à região Oeste do Distrito Federal, foi reinaugurada no sábado (16). Com seis pistas e utilizada principalmente por moradores de diversas localidades, a estrada passou por grandes intervenções e se tornou a primeira do DF a ter todo o seu asfalto trocado por pavimento rígido de concreto, abrangendo seus 26 km de extensão.

O investimento de R$ 80 milhões do Governo do Distrito Federal, por meio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), viabilizou a modernização da estrada, um trabalho realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Ibaneis Rocha anunciou que a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) será a próxima via a receber o pavimento rígido de concreto, conectando o Núcleo Bandeirante até Samambaia.

O governador ressaltou as melhorias na região Oeste do DF, mencionando entregas como o Túnel de Taguatinga, a revitalização da Hélio Prates, da Praça do Relógio e os investimentos em Vicente Pires e no Sol Nascente/Pôr do Sol.

Com a liberação da pista, o foco agora está na instalação de meios-fios, defensa metálica, sinalização horizontal e vertical, além do plantio de gramas.

A adoção do pavimento rígido é uma novidade para o Distrito Federal. A Via Estrutural passa a ser a única no DF a utilizar essa tecnologia, garantindo maior resistência, durabilidade e facilidade de manutenção. Além disso, a estrutura suporta cargas pesadas sem sofrer danos significativos, o que a torna ideal para vias de grande movimentação.

A via recebe diariamente mais de 100 mil motoristas, que agora terão uma estrada mais segura e estável. A reforma foi elogiada pela moradora do Assentamento 26 de Setembro, a professora Cirlene Schneider, que ressalta a melhoria na segurança viária proporcionada pela obra.

A aplicação de 150 mil toneladas de concreto foi um dos pontos-chave da reforma, resultando em uma estrada mais uniforme e resistente, representando uma mudança significativa nas vias do DF.

A Terracap, responsável por financiar a obra, destaca que essa tecnologia está se expandindo no Distrito Federal. Se em 2018 a capital possuía 92,4 km de vias com essa inovação, agora, outras obras importantes como as avenidas Hélio Prates e W3 Sul somam mais 242,3 km em construção, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões.

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