Urnas eletrônicas são distribuídas para eleição do Conselho Tutelar do Distrito Federal

COMPARTILHAR

(Divulgação/Sejus)

A votação para escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre em 1º de outubro em 146 locais de votação no DF

Por Redação

Brasília, 29 de setembro de 2023Nesta sexta-feira (29), as urnas eletrônicas destinadas à eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal foram distribuídas para os 146 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF. A votação está agendada para o dia 1º de outubro.

As urnas passaram pelo processo de preparação, que incluiu a inclusão dos nomes dos eleitores, os nomes e números dos candidatos e suas fotografias. O Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) disponibilizou 1.172 urnas para votação, além de 118 urnas de contingência. O processo de transporte das urnas começou às 6h desta sexta-feira, com acompanhamento da Polícia Militar.

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), é responsável pelo processo eleitoral, que resultará na escolha de 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes, entre 1.268 candidatos aptos para concorrer.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF, enfatizou a importância do processo eleitoral para garantir o acesso aos direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção desses públicos.

A votação representa a terceira fase do processo eleitoral, que incluiu a aplicação de prova objetiva para candidatos em junho, análise de documentação em julho e um curso de formação inicial para os eleitos na quarta e última etapa, com data a ser divulgada posteriormente.

O período de campanha eleitoral para os candidatos segue até este sábado (30), com condutas permitidas e vedadas conforme estabelecido pelo Edital nº 13. Os eleitores podem votar apresentando documento oficial com foto ou o e-título, mas só podem votar no candidato da região administrativa em que seu título de eleitor está cadastrado.

Os números dos candidatos estão organizados por região administrativa e podem ser consultados online. A Sejus-DF também disponibilizará listas de candidatos e numeração em todos os locais de votação, assim como a lista de eleitores aptos a votar naquele lugar. Administrações regionais também terão listas para consulta, facilitando o acesso a informações para eleitores que não possuem acesso à internet.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *