' Turismo estrangeiro cresce 33,4% no Distrito Federal em 2024 – INFFORMA – Informação é tudo!

Turismo estrangeiro cresce 33,4% no Distrito Federal em 2024

COMPARTILHAR

(Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Brasília se destaca como destino turístico internacional, atraindo visitantes de várias partes do mundo

Brasília, 24 de junho de 2024 – Nos primeiros cinco meses deste ano, o Distrito Federal recebeu 24.842 turistas estrangeiros, um aumento de 33,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando 18.622 visitantes vieram à capital. Os dados são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Os países que mais enviaram turistas para Brasília em 2024 foram Estados Unidos, Argentina, Portugal e Peru, beneficiados por voos diretos para a capital. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, atribui o aumento ao preparo da cidade para receber turistas, destacando a acessibilidade dos pontos turísticos e o sistema de informações multilíngue. “Temos voos diretos para todas as capitais do país e seis destinos internacionais: Miami, Santiago, Buenos Aires, Cidade do Panamá, Lima e Lisboa”, acrescenta.

Fatores que contribuem para o crescimento

Além da infraestrutura turística, outros fatores contribuíram para o aumento do número de visitantes, como a realização de shows internacionais e congressos em centros de convenções modernos. A ampliação dos destinos foi facilitada por negociações entre o Governo do Distrito Federal (GDF), embaixadas e a concessionária do aeroporto, Inframerica, além da redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) de 12% para 7%.

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, menciona o aumento de voos para Orlando e Miami e novos voos diretos para a Argentina, Peru e Santiago, com futuras conexões para a Colômbia. “A aproximação com a comunidade diplomática tem mostrado uma cidade vibrante, atraindo pessoas que antes vinham a trabalho e agora trazem suas famílias e amigos”, observa.

Impacto no Aeroporto de Brasília

O Aeroporto de Brasília fechou 2023 como o terceiro do país com maior fluxo de passageiros de voos internacionais, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Daniel Dumaresq, gerente de Negócios Aéreos da Inframerica, comemora os resultados. “Esse aumento é fruto do trabalho conjunto entre Inframerica e instituições de fomento ao turismo”, comenta.

O GDF, Inframerica e companhias aéreas estão em negociações para expandir a lista de conexões internacionais, incluindo voos diretos para Itália, República Dominicana, Egito, Angola e África do Sul.

Ranking de principais emissores de turistas ao DF

  1. Estados Unidos
  2. Argentina
  3. Portugal
  4. Peru
  5. Colômbia
  6. Equador
  7. Alemanha
  8. Espanha
  9. França
  10. Suíça
  11. Itália
  12. Venezuela

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *