' Sistema de saneamento básico em áreas rurais do DF garante segurança alimentar e ambiental – INFFORMA – Informação é tudo!

Sistema de saneamento básico em áreas rurais do DF garante segurança alimentar e ambiental

COMPARTILHAR

(Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Iniciativa do GDF beneficia mais de 2.900 produtores rurais desde 2019, com novos investimentos previstos

Brasília, 24 de novembro de 2024 – Para garantir alimentos mais seguros e proteger o meio ambiente, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Emater-DF, tem investido na instalação de sistemas autônomos de saneamento básico em áreas rurais. A ação busca assegurar qualidade na produção agrícola e preservar recursos naturais essenciais, como rios e lençóis freáticos.

A técnica da Emater-DF, Luciana Silva, explica que o sistema utilizado é um biodigestor, projetado para tratar resíduos orgânicos de forma eficiente. “Os dejetos passam por uma caixa gradeada para filtragem e seguem para a biodigestora, onde bactérias anaeróbicas decompõem matéria orgânica, formando lodo que pode ser coletado para outros fins. É um sistema com grande custo-benefício, promovendo autonomia para os produtores”, detalha.

Desde 2019, 734 sistemas foram instalados em propriedades rurais do DF, com um investimento de R$ 3,8 milhões, beneficiando cerca de 2.900 produtores. Um exemplo é Claudionor da Silva Pereira, produtor de mandioca e frutas no Assentamento Pôr do Sol, em Sobradinho. “Com o saneamento adequado, minha produção tornou-se viável e segura, especialmente por estar perto de nascentes. A qualidade de vida melhorou 100%”, afirma.

Primeiro produtor rural da região a receber o sistema de saneamento básico, Claudionor conta que a realidade mudou significativamente após a instalação do equipamento em sua propriedade

A expansão do programa segue em novembro, com a previsão de instalação de 73 novos sistemas nas regiões de Sobradinho e Núcleo Rural Vargem Bonita, no Park Way. O investimento total será de R$ 5,4 milhões.

Gerlan Teixeira, técnico da Emater-DF, ressalta que o programa faz parte de um esforço mais amplo do GDF. “Além do saneamento básico, trabalhamos com a higienização de hortaliças e a qualidade da água, garantindo que o alimento entregue ao consumidor tenha passado por rigorosos controles de qualidade em todas as etapas da produção”, conclui.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *