1.019 vagas de nível médio foram disponibilizadas, promovendo reforço na Secretaria de Saúde
Da Redação
Brasília , 23 de dezembro de 2023 – A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad/DF) anunciou a publicação do resultado final e a homologação do concurso público para os cargos de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Secretaria de Saúde (SES-DF) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (22). O certame ofereceu um total de 1.019 vagas de nível médio, das quais 119 foram imediatas e 900 destinadas ao cadastro de reserva.
O concurso, que teve início em dezembro de 2022, teve suas provas aplicadas em 24 de setembro pela Fundação de Apoio Tecnológico (Funatec). Os aprovados terão remunerações iniciais de R$ 1.988,00 para o cargo de ACS e R$ 4.485,00 para a função de Avas.
A homologação foi recebida com entusiasmo pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do DF. Segundo o subsecretário Divino Valero, os novos agentes reforçarão o quadro da Diretoria de Vigilância Ambiental, desempenhando um papel crucial na prevenção e combate de endemias na capital.
As carreiras de ACS e Avas, criadas pela Lei nº 5.237/2013, são fundamentais para a prestação de serviços à comunidade. Os ACSs atuam com base nos referenciais da Educação Popular em Saúde, promovendo ações de promoção à saúde e realizando visitas domiciliares para ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde.
Por sua vez, os Avas são responsáveis pela prevenção e combate de epidemias e pragas, realizando ações de campo, educacionais, visitas técnicas e pesquisas, além de contribuir com programas de saúde ambiental relacionados a fatores biológicos e não biológicos.
João Eudes Filho, subsecretário de Gestão de Pessoas (Sugep), destacou que o preenchimento desses cargos fortalecerá o serviço de saúde pública da SES-DF, possibilitando que os candidatos contribuam diretamente para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
A homologação do concurso representa a autorização para o chamamento dos novos concursados, sujeito às disponibilidades orçamentárias. Os convocados devem seguir as orientações estabelecidas no edital.