SEEDF promove debate sobre acessibilidade em museus durante Primavera dos Museus

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(Fotos: Jotta Casttro/SEEDF)

Encontro no Sesi Lab discute inclusão e acessibilidade em museus com foco em experiências educativas e culturais

Brasília, 1 de outubro de 2024 — Em busca de promover a inclusão e ampliar o acesso aos espaços culturais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), participou de uma conversa sobre o tema “Museus, acessibilidade e inclusão” na última semana. O evento fez parte da 18ª Primavera dos Museus, iniciativa organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e contou com a participação de professores da rede pública.

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, abriu o evento, ressaltando a necessidade de proporcionar experiências inclusivas em museus. “É essencial garantir a participação de todas as pessoas, seguindo o princípio da equidade”, destacou.

Acesse Museus: acessibilidade para todos

Durante o encontro, a arquiteta Rafaela Alves Felício, do Ibram, apresentou o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus, o Acesse Museus, que busca implementar diretrizes para tornar esses espaços mais acessíveis a pessoas com deficiência. O programa é uma iniciativa voltada a eliminar barreiras, promovendo a inclusão nos espaços culturais.

A educadora Lua Cavalcante, funcionária do Sesi Lab e pessoa com deficiência, abordou os desafios vividos por profissionais com deficiência no setor cultural e destacou a importância de sua representação em cargos de liderança. Lua compartilhou sua satisfação com o evento: “Foi fundamental ter esse espaço de fala, tanto como educadora quanto como pessoa com deficiência, e poder contribuir com as minhas percepções”.

Visita à exposição do Sesi Lab

Ao fim do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição de longa duração do Sesi Lab, onde puderam observar na prática as medidas de acessibilidade já implementadas no local, ampliando a discussão sobre as melhores práticas para inclusão em espaços museológicos.

“Eu achei fundamental ter esse espaço de fala também, enquanto educadora, enquanto pessoa com deficiência, de poder também contribuir com as minhas percepções”, diz Lua Cavalcante, funcionária do Sesi Lab

A professora aposentada Eva Waisros Pereira, da SEEDF e da UnB, destacou o papel educacional fundamental dos museus. “Embora seja uma educação informal, ela tem uma importância crucial na consolidação do conhecimento”, afirmou.

Compromisso com a inclusão

Matita Icó, da equipe do Museu da Educação, reforçou o compromisso da SEEDF em promover a acessibilidade: “A presença dos servidores no debate demonstra a dedicação da Secretaria em garantir que todos tenham acesso aos bens culturais e possam participar ativamente da vida social”.

O evento fez parte de um esforço maior para incluir a população em espaços culturais e educativos, promovendo a acessibilidade e a equidade na educação e cultura do Distrito Federal.

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