Encontro no Sesi Lab discute inclusão e acessibilidade em museus com foco em experiências educativas e culturais
Brasília, 1 de outubro de 2024 — Em busca de promover a inclusão e ampliar o acesso aos espaços culturais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), participou de uma conversa sobre o tema “Museus, acessibilidade e inclusão” na última semana. O evento fez parte da 18ª Primavera dos Museus, iniciativa organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e contou com a participação de professores da rede pública.
A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, abriu o evento, ressaltando a necessidade de proporcionar experiências inclusivas em museus. “É essencial garantir a participação de todas as pessoas, seguindo o princípio da equidade”, destacou.
Acesse Museus: acessibilidade para todos
Durante o encontro, a arquiteta Rafaela Alves Felício, do Ibram, apresentou o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus, o Acesse Museus, que busca implementar diretrizes para tornar esses espaços mais acessíveis a pessoas com deficiência. O programa é uma iniciativa voltada a eliminar barreiras, promovendo a inclusão nos espaços culturais.
A educadora Lua Cavalcante, funcionária do Sesi Lab e pessoa com deficiência, abordou os desafios vividos por profissionais com deficiência no setor cultural e destacou a importância de sua representação em cargos de liderança. Lua compartilhou sua satisfação com o evento: “Foi fundamental ter esse espaço de fala, tanto como educadora quanto como pessoa com deficiência, e poder contribuir com as minhas percepções”.
Visita à exposição do Sesi Lab
Ao fim do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição de longa duração do Sesi Lab, onde puderam observar na prática as medidas de acessibilidade já implementadas no local, ampliando a discussão sobre as melhores práticas para inclusão em espaços museológicos.

A professora aposentada Eva Waisros Pereira, da SEEDF e da UnB, destacou o papel educacional fundamental dos museus. “Embora seja uma educação informal, ela tem uma importância crucial na consolidação do conhecimento”, afirmou.
Compromisso com a inclusão
Matita Icó, da equipe do Museu da Educação, reforçou o compromisso da SEEDF em promover a acessibilidade: “A presença dos servidores no debate demonstra a dedicação da Secretaria em garantir que todos tenham acesso aos bens culturais e possam participar ativamente da vida social”.
O evento fez parte de um esforço maior para incluir a população em espaços culturais e educativos, promovendo a acessibilidade e a equidade na educação e cultura do Distrito Federal.