Novas ações buscam reduzir abandono escolar e elevar qualidade da educação no DF até 2027
Brasília, 16 de agosto de 2024 – A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está implementando uma série de iniciativas para melhorar o aprendizado e reduzir a defasagem escolar no ensino médio. Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da pasta, destacou que a qualidade da educação no DF tem sido afetada por preocupantes taxas de abandono e reprovação, o que impacta diretamente os resultados nas avaliações educacionais.
“Enfrentamos um grande desafio com o fluxo escolar. As altas taxas de abandono e reprovação estão prejudicando o desempenho geral nas avaliações,” afirmou Ferreira. Para enfrentar esses desafios, a SEEDF está intensificando a busca ativa por estudantes que deixaram os estudos, além de implementar programas de recuperação e reintegração escolar, como o programa Pé de Meia, que incentiva a permanência dos alunos em sala de aula.
A secretaria tem se concentrado em identificar e resgatar os alunos que se afastaram da escola, oferecendo-lhes o apoio necessário para concluir seus estudos. “É fundamental que consigamos trazer esses estudantes de volta e garantir que tenham o suporte necessário para finalizar sua educação”, enfatizou Ferreira.
Além dos desafios educacionais, fatores socioeconômicos também têm influenciado o desempenho dos alunos. Muitos jovens, preocupados com a necessidade de ingressar no mercado de trabalho, optam por escolas com carga horária reduzida, o que pode dificultar a conclusão do ensino médio.
O programa Pé de Meia, que vincula a concessão de benefícios sociais à frequência escolar regular, tem sido uma das principais estratégias da SEEDF para garantir que os estudantes continuem na escola, mesmo enquanto ajudam no sustento de suas famílias. Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (14), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que “o programa Pé de Meia é uma forma de garantir que, apesar das dificuldades financeiras, o estudante possa se manter na escola e, assim, melhorar seu desempenho acadêmico.”
Sistema Permanente de Avaliação
Uma das inovações mais recentes é a implementação do Sistema Permanente de Avaliação, criado por decreto, que permitirá avaliações contínuas no sistema educacional. De acordo com Francis Ferreira, a expectativa é que essa medida crie uma cultura de avaliação mais forte, semelhante à de outros estados, o que deve resultar em melhores resultados nos próximos anos.
A subsecretária também ressaltou a importância de conscientizar os alunos sobre a relevância das avaliações, para que reflitam de forma mais precisa o aprendizado adquirido. Apesar da ligeira queda no desempenho atual, Ferreira afirmou que a SEEDF está ajustando suas estratégias, com foco em alfabetização, formação de professores e outras áreas cruciais. “Estamos confiantes de que, até 2027, veremos um cenário mais positivo para a educação pública no Distrito Federal,” concluiu.