' Secretaria da Mulher inaugura Espaço Acolher em Sobradinho para acompanhamento psicossocial – INFFORMA – Informação é tudo!

Secretaria da Mulher inaugura Espaço Acolher em Sobradinho para acompanhamento psicossocial

COMPARTILHAR

Novo equipamento da rede de proteção às mulheres oferece assistência a envolvidos em situações de violência doméstica e familiar

Da Redação

Brasília, 22 de outubro de 2023 – A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) inaugurou nesta terça-feira, às 10h, em Sobradinho, o Espaço Acolher. Este novo equipamento faz parte da rede de proteção às mulheres e consiste em uma das oito unidades de acompanhamento psicossocial para indivíduos envolvidos em situações de violência doméstica e familiar contra a mulher no DF. Tanto as vítimas quanto os autores de violência podem acessar esses espaços de forma espontânea ou por encaminhamento do Poder Judiciário.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância do tratamento dos agressores e sua reintegração às relações sociais, promovendo o respeito e a eliminação da violência. Ela enfatizou que o combate à violência contra a mulher é responsabilidade de toda a sociedade. A criação de ambientes de apoio para homens agressores representa um investimento na construção de um Distrito Federal mais seguro para todas as mulheres. A finalidade desses espaços não é justificar ou minimizar a violência, mas sim abordar suas causas, promover a responsabilidade e avançar em direção a uma sociedade mais segura e igualitária.

Anteriormente conhecidos como Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds), esses atendimentos eram realizados na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em Sobradinho. O novo Espaço Acolher foi ampliado para aumentar o número de acolhimentos, contando com uma equipe multidisciplinar da Secretaria da Mulher composta por profissionais das áreas de psicologia, serviço social e pedagogia. O local recebeu novo mobiliário, computadores adicionais para atendimentos online e um aumento no número de servidores.

Os Espaços Acolher têm o objetivo de promover reflexões sobre questões de gênero, incentivar a comunicação e a expressão de sentimentos e aumentar a compreensão da lei. Eles oferecem serviços de acolhimento, escuta qualificada, atendimentos individuais ou em grupo, acompanhamento psicossocial, monitoramento pós-desligamento e encaminhamento para outros órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica, quando necessário. Também são disponibilizadas áreas para que as mulheres possam levar seus filhos, que terão um espaço apropriado e lúdico para se entreter durante as sessões.

Os Espaços Acolher existem desde 2003, quando a primeira unidade foi inaugurada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em Samambaia. De janeiro a setembro de 2023, foram realizados 6.676 atendimentos. Até então, os oito locais distribuídos pelo Distrito Federal só recebiam mulheres e homens encaminhados judicialmente ou pela Casa Abrigo, enquadrados na Lei Maria da Penha e envolvidos em situações de violência doméstica e familiar. No entanto, agora, qualquer pessoa pode procurar ajuda.

Serviço Cerimônia de abertura do Espaço Acolher – Sobradinho

  • Data: 24 de outubro
  • Horário: 10h
  • Local: QD.3 – Es 5, Ed Gran Via, salas de 115 a 119
  • Sobradinho/DF

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *