' Seagri-DF encerra 2023 com 252 animais recolhidos e crescimento nas adoções – INFFORMA – Informação é tudo!

Seagri-DF encerra 2023 com 252 animais recolhidos e crescimento nas adoções

COMPARTILHAR

(Foto: Lúcio Bernardo Jr)

Projeto Adote um Animal alcança aumento de 41% nas adoções em relação a 2022

Da Redação

Brasília, 14 de janeiro de 2024 – A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) fechou o ano de 2023 com o recolhimento de 252 animais de grande porte nas vias urbanas e rurais do Distrito Federal, representando uma média mensal de 21 apreensões.

Dentre esses animais, 134 encontraram novos lares por meio do projeto Adote um Animal, marcando um crescimento de 41% nas adoções em comparação com 2022, quando 95 bovinos e equinos foram adotados. Atualmente, 69 animais, sendo 64 cavalos e cinco bois, aguardam para serem adotados.

O secretário-executivo da Seagri, Rafael Bueno, atribui o aumento nas adoções à crescente procura da população por animais para fins de locomoção e lazer. Ele destaca que qualquer pessoa pode adotar um animal do projeto, desde que forneça garantias de cuidado adequado, sem limitação quanto ao número de animais adotados.

O projeto Adote um Animal, iniciado em 2020, tem como objetivo dar destinação aos equinos e bovinos apreendidos durante as ações de fiscalização da Seagri, garantindo seu bem-estar e segurança. A população desempenha um papel crucial ao denunciar casos de abandono, desencadeando ações da pasta para o recolhimento desses animais.

Os proprietários têm até 30 dias para reivindicar a posse dos animais. Caso não o façam, os animais são encaminhados à Gerência de Apreensão, onde passam por inspeções veterinárias detalhadas e períodos de quarentena.

Para quem deseja adotar um animal apreendido, é necessário comparecer à sede da Seagri, localizada no Setor Terminal Norte (STN), s/nº, Asa Norte, com comprovante de residência, RG e CPF. O interessado deve preencher formulários de responsabilidade, fornecendo detalhes sobre a propriedade e a finalidade da adoção. Todo o processo é verificado por servidores, e se aprovado, o adotante terá direito a três visitas de veterinários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para garantir o bem-estar contínuo do animal em seu novo lar.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *