Samu ganha centro moderno de treinamento no Guará para aperfeiçoar socorro nas ruas

COMPARTILHAR

(Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília)

Espaço modernizado amplia treinamentos e fortalece atendimento de urgência no DF

Brasília, 23 de junho de 2026 – O Governo do Distrito Federal inaugurou a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado no Guará. A unidade, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), recebeu investimentos de R$ 575 mil para modernização da estrutura destinada à capacitação de profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar.

A cerimônia de reabertura contou com a presença da governadora Celina Leão, que destacou a importância da qualificação contínua das equipes para garantir um atendimento mais eficiente à população. Segundo ela, o investimento na formação dos servidores reflete diretamente na qualidade da assistência prestada em situações de urgência e emergência.

As melhorias incluíram a substituição dos pisos, reforma dos banheiros, instalação de aparelhos de ar-condicionado e reorganização dos ambientes internos com divisórias em drywall. O espaço também passou a contar com auditório ampliado, nova sala de reuniões, área destinada aos instrutores e ambiente de convivência para os profissionais.

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta terça-feira (23), a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Guará | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em funcionamento desde 2006, o núcleo é responsável pela realização de cursos de atualização, treinamentos permanentes e projetos de pesquisa voltados aos profissionais da saúde. A unidade também abriga o Projeto Samuzinho, que oferece orientações sobre primeiros socorros a estudantes e à população em geral.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo Samu exige constante aperfeiçoamento técnico devido à complexidade e à pressão das ocorrências atendidas diariamente. Apenas nos três primeiros meses deste ano, o serviço registrou 83.925 atendimentos no Distrito Federal.

De acordo com a enfermeira-chefe do NEU, Carolina Cunha, a nova estrutura favorece a realização de simulações realísticas, metodologia considerada essencial para preparar as equipes diante de situações críticas encontradas nas ruas. O isolamento acústico das salas e a reorganização dos espaços contribuem para a melhoria das atividades de ensino e treinamento.

Com a reforma, o núcleo amplia sua capacidade de formação e passa a atender não apenas os profissionais do Samu, mas também servidores de toda a rede pública de saúde do Distrito Federal. A expectativa é fortalecer a qualificação técnica das equipes e aprimorar a assistência prestada à população.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *