Debate sobre o empoderamento e avanços das empreendedoras na região
Da Redação
Brasília, 24 de outubro de 2023 – Nesta terça (24), a Câmara Legislativa do Distrito Federal sediou uma roda de conversa intitulada “Onde estão as mulheres que empreendem?”. O evento, mediado pela deputada Jaqueline Silva (MDB), abordou a desigualdade de gênero no empreendedorismo e a necessidade de promover o desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
Desigualdade no Empreendedorismo
Jaqueline Silva destacou a disparidade entre homens e mulheres no empreendedorismo do Distrito Federal, observando que os homens estão 35% à frente das mulheres nessa área, superando a média nacional. O debate buscou entender as razões por trás dessas discrepâncias e propor soluções para estimular o empreendedorismo entre as mulheres.
Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
O evento fez parte da programação estratégica da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A iniciativa visa criar um espaço de discussão e ação que fomente o desenvolvimento econômico do Distrito Federal, com foco nas micro e pequenas empresas e, neste caso, com ênfase no empreendedorismo feminino.
Participantes da Roda de Conversa
A roda de conversa contou com a presença de diversas especialistas e empreendedoras, incluindo:
- Dayane Timóteo: Subsecretária de Ações Temáticas e Participação Política da Secretaria da Mulher do GDF.
- Tátila Ferreira: Empreendedora e consultora financeira, além de coordenadora do projeto Cresça Mulher.
- Raquel Vaz: Presidente do Instituto Sabin e sócia proprietária da Indústria Global Fruit.
- Lisa Realiza: Líder do Instituto Lisa Realiza.
- Maria Amélia: Empreendedora e fundadora da empresa Maria Amélia Doces.
Café com Negócios
Essa roda de conversa é uma continuação do evento anterior “Café com Negócios”, que teve como objetivo reunir profissionais atuantes na área do empreendedorismo para debater questões que afetam o setor. Ambos os eventos visam encontrar ações efetivas que impulsionem o empreendedorismo, especialmente o empreendedorismo feminino, e contribuam para o crescimento econômico do DF.
Para mais informações: Link para a Câmara Legislativa do Distrito Federal