Governo amplia oferta de refeições saudáveis para a população em vulnerabilidade
Da Redação
Brasília, 25 de dezembro de 2023 – Os restaurantes comunitários do Distrito Federal estão prestes a alcançar um marco importante: a marca de 10 milhões de refeições servidas ao longo de 2023. Até novembro, quase 10 milhões de refeições foram disponibilizadas, representando um investimento de R$ 61,5 milhões do Governo do DF.
Para atender às necessidades de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social, o governo ampliou o serviço para café da manhã e jantar, além de estender o funcionamento para todos os dias da semana. Com 16 unidades distribuídas pelo DF, a iniciativa busca oferecer acesso a uma alimentação saudável e balanceada a preços acessíveis.
Segundo a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), Vanderléa Cremonini, a procura crescente pelos restaurantes se deve à qualidade e ao valor acessível das refeições. “As condições oferecidas permitem que as pessoas se alimentem adequadamente, aumentando bastante a procura pelos restaurantes”, afirmou.
Do total de quase 10 milhões de refeições servidas, a maioria, 8.647.431, foi no almoço, seguido por 1.083.687 no café da manhã e 251.575 no jantar. O Governo do DF planeja expandir a rede de assistência alimentar, inaugurando o primeiro restaurante comunitário do Varjão e o segundo de Samambaia em 2024, com um investimento total de R$ 14,1 milhões.
A expansão do serviço dos restaurantes comunitários recebe elogios até de quem mora fora do Distrito Federal. Maria Antônia Alves, 72 anos, moradora de Goiás, elogia a qualidade e o preço acessível da comida: “Sempre que estou por aqui, procuro dar uma passadinha no restaurante porque a comida é maravilhosa a um preço acessível.”
Para conferir a localização dos restaurantes comunitários e quais oferecem as três refeições diárias, acesse o site da Sedes.