Novo modelo garante refeições acessíveis e contribui para segurança alimentar da população local
Brasília, 10 de janeiro de 2025 – A partir desta sexta-feira (10), os quase 73 mil moradores do Riacho Fundo II têm acesso a café da manhã, almoço e jantar no Restaurante Comunitário da região, que antes funcionava apenas para o almoço. Agora, o espaço também abre aos domingos e feriados, oferecendo uma solução econômica e saudável para alimentação diária.
Durante a cerimônia que marcou a ampliação, a governadora em exercício Celina Leão destacou a importância dos restaurantes comunitários no combate à fome. “Estamos acima da média nacional de segurança alimentar, mas queremos zerar. Não vamos admitir que alguém passe fome no DF. Esse é um dos programas mais rápidos e eficazes para garantir alimentação às famílias que não têm condições financeiras de fazer suas compras”, ressaltou.
Preços acessíveis e impacto social

As refeições têm valores simbólicos: almoço por R$ 1 e café da manhã e jantar a R$ 0,50 cada. Pessoas em situação de rua têm gratuidade total. Para facilitar o pagamento, além de dinheiro e Pix, o restaurante agora aceita cartões de crédito, débito, Cartão Prato Cheio e Cartão DF Social.
A medida já beneficia moradores como o pedreiro Samuel de Oliveira, que frequenta o restaurante regularmente. “Ajuda muito a gente economizar e juntar dinheiro para os filhos ou outras necessidades. A comida é ótima, uma bênção para todos”, afirmou.
A qualidade das refeições, planejadas por especialistas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), também foi elogiada por moradores. A dona de casa Maria de Fátima Faria destacou os benefícios para sua saúde. “Tenho pressão alta e diabetes. Aqui a comida é balanceada e de qualidade, o que é essencial para mim. Essa ampliação ajuda muito no final do mês”, afirmou.
Serviços públicos e inclusão social
A administradora regional Ana Maria da Silva ressaltou os avanços na cidade: “O Riacho Fundo II deixou de ser uma cidade-dormitório. Com a chegada de serviços públicos como a UPA, melhorias em mobilidade e habitação, agora ampliamos o suporte alimentar para quem mais precisa.”
O Riacho Fundo II é o 13º restaurante comunitário a adotar o modelo de três refeições diárias em funcionamento durante toda a semana. Outras cidades como Arniqueira, Planaltina, Paranoá e Sol Nascente já operam com essa estrutura. A meta é que, até o final do ano, todos os 18 restaurantes comunitários do Distrito Federal adotem o mesmo formato.
“Nosso objetivo é garantir que todos façam as três principais refeições do dia. Essa ampliação representa um grande avanço na promoção da segurança alimentar e nutricional”, concluiu a secretária Ana Paula Marra.