Evento será realizado em agosto e vai eleger 33 representantes do DF para a etapa nacional; tema será “Função Social da Cidade e da Propriedade”
Brasília, 6 de maio de 2025 — A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) publicou a Portaria nº 59, que aprova o regimento da 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC). O documento estabelece os objetivos, temas, metodologia e critérios para a eleição de 33 delegadas e delegados que representarão o Distrito Federal na 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro deste ano.
De acordo com o regimento, a 6ª CDC será realizada nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em local ainda a ser definido. O evento será precedido por quatro etapas preparatórias, compostas por painéis, grupos de discussão e plenárias, onde serão votadas propostas e eleitos os representantes para a conferência distrital. A organização será feita por uma comissão formada por membros do poder público, entidades da sociedade civil e representantes do Legislativo e Executivo.
“O objetivo é discutir de forma ampla e democrática as questões cruciais sobre as políticas Distrital e Nacional de Desenvolvimento Urbano”, afirmou Tereza Lodder, coordenadora executiva da comissão organizadora e secretária adjunta da Seduh.
Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a conferência terá três eixos principais de debate:
-
Articulação entre os setores urbanos e políticas públicas
-
Gestão estratégica e financiamento
-
Grandes temas transversais
As propostas aprovadas serão encaminhadas à Conferência Nacional das Cidades, reforçando o compromisso com a participação democrática e o desenvolvimento urbano sustentável.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis nos sites da Seduh e da Conferência Nacional das Cidades.