Ação do Detran-DF integra o Maio Amarelo e usa linguagem jovem para reforçar a importância da segurança viária
Brasília, 15 de maio de 2025 – Em clima de conversa informal, música e intervenções artísticas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) leva às ruas uma importante mensagem: álcool e direção não combinam. O Projeto Rolê Consciente desembarca nesta quinta-feira (15) em bares de Taguatinga e na sexta-feira (16) em Santa Maria, das 17h às 21h.
A iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo 2025, movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito. Com um formato itinerante e linguagem descontraída, a ação busca sensibilizar o público frequentador de bares e eventos noturnos sobre os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.
“Nossa abordagem funciona de forma divertida e impactante, com intervenções de MCs do Trânsito Seguro, bonecos interativos e um bate-papo com professores do Detran-DF. Também entregamos material informativo sobre os efeitos do álcool no organismo e os riscos à segurança viária”, explica Magda Brandão, gerente de Educação de Trânsito do órgão.
Desacelere: seu bem maior é a vida
Neste ano, o Maio Amarelo trabalha com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta é promover uma reflexão coletiva sobre hábitos mais seguros e conscientes no trânsito, principalmente no que diz respeito à velocidade e ao consumo de álcool.
Desde 2011, o Maio Amarelo reúne órgãos públicos, entidades privadas e a sociedade civil para promover ações de educação e prevenção no trânsito. A proposta é simples, mas poderosa: colocar em pauta atitudes que salvam vidas nas vias públicas.
O “Rolê Consciente” reforça esse compromisso ao buscar o público onde ele está: nas ruas, nos bares e nos encontros sociais. Com linguagem jovem, música e rimas, o projeto transforma o alerta em um convite à responsabilidade.