' Projeto “Homens de Honra” é lançado para engajar homens na luta contra a violência de gênero – INFFORMA – Informação é tudo!

Projeto “Homens de Honra” é lançado para engajar homens na luta contra a violência de gênero

COMPARTILHAR

(Foto: Vinicius de Melo/SMDF)

Iniciativa promovida pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal e Laço Branco Brasil busca conscientizar o público masculino sobre a importância da não violência

Brasília, 2 de setembro de 2024 — O projeto “Homens de Honra”, uma iniciativa voltada para o engajamento dos homens na luta contra a violência de gênero, será lançado nesta segunda-feira, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) e a Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil. O evento de abertura ocorre às 19h, no auditório Tom Jobim, na LBV, e contará com uma série de atividades para promover a conscientização e o debate sobre a importância da não violência, especialmente entre o público masculino.

O projeto tem como objetivo central abordar a violência de gênero a partir da conscientização e reflexão dos homens, reconhecendo que eles são os principais agentes nos casos de violência contra mulheres e meninas. A iniciativa visa fortalecer o diálogo entre a sociedade civil, o poder público e a comunidade, ampliando a conscientização sobre a necessidade de combater a violência de forma integrada e eficaz.

Atividades e programação

A programação do “Homens de Honra” inclui palestras, rodas de bate-papo com advogados e psicólogos, atendimentos de orientação jurídica e psicológica, entrevistas com representantes da rede de proteção e atividades culturais. As ações ocorrerão até o dia 29 de novembro, culminando com a entrega de medalhas e comendas em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci).

“Ao promover a conscientização e a prevenção no ambiente familiar, estamos dando um passo importante para fomentar o diálogo, a mudança de cultura e a conscientização entre os diferentes atores da sociedade,” afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. Ela destaca que o envolvimento ativo dos homens é crucial para mudar a realidade da violência contra mulheres e meninas.

Campanha e políticas públicas

O projeto faz parte da campanha “Seja um homem de honra: diga não à violência contra mulheres e meninas”, idealizada pela advogada Patrícia Zapponi, presidente da Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil. A campanha busca engajar os homens na luta contra a violência de gênero, promovendo um debate amplo sobre o papel de cada um na prevenção e combate a esse tipo de violência.

Em 2023, a Secretaria da Mulher criou a Assessoria Especial de Políticas Públicas para Homens, que reconhece a importância de envolver o público masculino na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra as mulheres. Will Godoy, chefe da assessoria, enfatiza que a nova ação vai ao encontro do objetivo principal de desenvolver políticas e ações que estimulem uma mudança de comportamento e cultura entre os homens, promovendo relacionamentos saudáveis e igualdade de gênero.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *