Projeto Saber sem Idade transforma vidas ao alfabetizar trabalhadores da Novacap, incluindo jovens e adultos
Brasília, 1 de dezembro de 2024 – Aos 59 anos, o auxiliar de serviços gerais Antônio Alves Dias realizou o sonho de se alfabetizar. Ele concluiu a educação básica e será um dos homenageados na cerimônia de formatura do projeto Saber sem Idade, na próxima segunda-feira (2), às 15h, no Espaço Macarrão, na sede da Novacap. Antônio é um dos 10 formandos do programa que, em 2024, alfabetizou colaboradores da empresa pública.
“A necessidade de começar a sustentar a família desde muito cedo fez com que eu priorizasse o trabalho e deixasse os estudos de lado. Agora, vendo esse sonho se tornar realidade, faz com que eu me sinta mais capacitado e orgulhoso de mim mesmo”, celebrou Antônio.
Saber sem Idade: educação e inclusão
O projeto Saber sem Idade é fruto de uma parceria entre a Escola Corporativa da Novacap e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Criado no primeiro semestre deste ano, o programa tem como objetivo alfabetizar trabalhadores que não tiveram a oportunidade de estudar ou concluir o ensino fundamental e médio.
Kamilla Ferreira, coordenadora da Escola Corporativa, destacou a relevância da iniciativa. “Por diversos motivos, várias pessoas não tiveram como concluir nem o ensino básico. A necessidade de ingressar no mercado de trabalho cedo deixou de lado muitos planos e sonhos, que começam a ser retomados agora.”
Expansão da formação
Enquanto 10 colaboradores comemoram a formatura este ano, outros 40 seguem nos estudos e estão programados para concluir o ciclo em 2025. Além disso, a Novacap já iniciou novas capacitações, como o curso de informática básica, com 100 inscritos. O treinamento busca preparar trabalhadores com pouca familiaridade com o uso de computadores e ferramentas tecnológicas.
Fernando Leite, presidente da Novacap, reforçou o compromisso com a educação continuada. “A Escola Corporativa é uma iniciativa criada para capacitar nossos trabalhadores, acreditando na formação como ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e a melhoria na prestação de serviços à população.”
Para o próximo ano, a instituição planeja ampliar o portfólio de cursos, oferecendo novas oportunidades de qualificação aos colaboradores e reforçando seu papel na transformação de vidas por meio da educação.