Iniciativa já promoveu mais de 42 mil atendimentos gratuitos para mulheres em vulnerabilidade
Brasília, 1 de julho de 2025 – A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) oficializou, por meio do Diário Oficial desta terça-feira (1º), o projeto Dia da Mulher, uma ação mensal voltada ao atendimento gratuito e especializado de mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 24 edições já realizadas, o projeto contabiliza mais de 42 mil atendimentos nas áreas jurídica, social, de saúde e cidadania.
Consolidado como uma das principais frentes de promoção de direitos da DPDF, o Dia da Mulher ocorre sempre na primeira segunda-feira de cada mês. Os serviços incluem orientação jurídica, encaminhamentos à rede de proteção, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, oficinas de capacitação, atendimentos de saúde e atividades de bem-estar, entre outros.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a iniciativa é um reflexo do compromisso institucional com a cidadania e a justiça social. “Nosso objetivo é acolher, orientar e transformar realidades por meio de uma atuação integrada e humanizada”, afirmou.
Governança e estrutura
A coordenação do projeto é composta por uma Coordenação-Geral, uma Assessoria de Planejamento e uma Assessoria de Execução. Essas funções são voltadas exclusivamente à governança da ação, sem criação de cargos ou alterações formais na estrutura da DPDF. A designação dos responsáveis será feita por ato do defensor público-geral, com possibilidade de mais de um servidor nas funções de planejamento e execução.
Rede de apoio e parcerias
A proposta do Dia da Mulher é ampliar o acesso das mulheres a serviços essenciais e fortalecer sua autonomia por meio de uma abordagem intersetorial. Com apoio de órgãos públicos e entidades privadas, a iniciativa amplia a cada edição sua oferta de atendimentos, buscando enfrentar desafios como violência, saúde, acesso à Justiça e oportunidades econômicas.