' Projeto Cata Pata: iniciativa do SLU para cuidar de animais abandonados – INFFORMA – Informação é tudo!

Projeto Cata Pata: iniciativa do SLU para cuidar de animais abandonados

COMPARTILHAR

Diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana destaca preocupação ambiental e adoção responsável

Da Redação

Brasília, 22 de dezembro de 2023 – Em outubro de 2023, o Projeto Cata Pata foi concebido para atender aos animais abandonados nos núcleos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Com preocupações ambientais, a iniciativa busca solucionar o crescente número de pets deixados nas unidades da autarquia.

Apesar de focado na limpeza urbana, o SLU abraçou a causa animal. “Não temos condições de cuidar de todos os animais abandonados em nossas unidades, mas nos preocupamos com o meio ambiente, o que inclui os animais”, explica o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Mais de 140 animais, principalmente cães, foram cadastrados em maio de 2023 nas principais unidades do SLU. Diante desse cenário, uma equipe foi reunida para criar um projeto que enfrentasse o problema. Interessados em adotar um animal devem preencher um formulário de adoção para facilitar o processo.

O SLU assegura adoções responsáveis, garantindo atendimento veterinário, castração e remédios. “Valorizamos a adoção responsável. Cuidamos dos animais com carinho e custeamos suas necessidades diárias, mas não podemos arcar com todas as despesas para todos os animais abandonados”, alerta Vieira.

O abandono de animais é crime no Brasil desde 1998. Com a Lei Federal nº 14.064, a pena para maus-tratos aumentou, incluindo reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, no caso de cão ou gato. O abandono é considerado maus-tratos e expõe os animais a riscos de doenças.

Se presenciar abandono ou maus-tratos, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, fornecendo detalhes do ocorrido, como a placa do veículo envolvido.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *