Eliezer Pereira, 33 anos, compartilha sua jornada de superação e reconstrução com apoio dos programas governamentais
Da Redação
Brasília, 22 de fevereiro de 2024 – Eliezer Pereira, 33 anos, deixou sua família no Paraná e chegou a Brasília com a esperança de uma vida melhor. Contudo, as dificuldades o levaram a perder emprego, amigos e até mesmo sua moradia. Com apenas uma mochila e algumas peças de roupa, Eliezer se viu em situação de extrema vulnerabilidade, dependendo de doações para se alimentar e acabando por dormir nas dependências da Rodoviária do Plano Piloto.
Foi somente com o apoio dos programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF) que Eliezer encontrou uma nova perspectiva. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) proporcionou-lhe abrigo, alimentação e assistência psicológica por cerca de 30 dias, dando-lhe a oportunidade de reconstruir sua vida.
“Lá eu conheci novas pessoas, e foi onde todos eram iguais e estavam passando pela mesma situação”, compartilhou Eliezer. Com o suporte adequado da equipe técnica da Sedes, ele começou a acessar programas sociais, como o bolsa-família e o auxílio-vulnerabilidade, e traçou metas para seu futuro.
Uma das conquistas mais significativas veio com sua seleção para o RenovaDF, um curso de qualificação profissional que lhe abriu portas para o mercado de trabalho. Durante três meses, Eliezer aprendeu diversas habilidades, desde carpintaria até eletricidade, e também descobriu os benefícios dos restaurantes comunitários, que lhe proporcionaram alimentação balanceada e acessível.
Com o apoio do RenovaDF, Eliezer conseguiu emprego e deu passos significativos para reconstruir sua vida. “Decidi nunca mais retroceder”, afirmou ele, orgulhoso de suas conquistas.
O subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante, destaca a importância das unidades de acolhimento da secretaria como ponto de partida para aqueles que buscam uma vida melhor. “O Centro Pop é um espaço para acesso a serviços socioassistenciais que tem o objetivo de dar a essa população autonomia para reconstruir a própria história de vida”, explicou Chavante.
Atualmente, Eliezer trabalha para realizar seu maior sonho: reunir-se com sua família e rever seu filho de quatro anos. Sua história é um exemplo inspirador de como o apoio governamental pode transformar vidas. Os programas sociais do GDF estão disponíveis para todos e podem ser acessados através do site da Sedes ou em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).