Iniciativa do GDF garante transporte público gratuito aos domingos e feriados, promovendo inclusão, lazer e desenvolvimento econômico no DF
Brasília, 7 de maio de 2025 – O Programa Vai de Graça, criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em março deste ano, ultrapassou a marca de 10,7 milhões de acessos no transporte público em apenas dois meses de funcionamento. A iniciativa garante gratuidade em ônibus, metrô e BRT aos domingos e feriados, e foi lançada oficialmente durante as festividades do Carnaval.
Com o objetivo de facilitar o deslocamento da população e estimular o lazer, o programa tem contribuído para o fortalecimento do comércio local, do turismo e da economia na capital federal. “Mais do que facilitar o transporte, o Vai de Graça movimenta o comércio e permite que famílias saiam de casa para passeios, parques e igrejas. É um programa que promove inclusão e melhora a qualidade de vida”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
No feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), o sistema de transporte público registrou 526.556 acessos, um aumento de 57,16% em relação ao mesmo feriado de 2024. No domingo seguinte (4/5), foram 479.786 acessos, mantendo a média elevada.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o programa conseguiu absorver um aumento de 60% na demanda sem elevar os custos operacionais, graças à otimização da frota que costumava ficar ociosa nos fins de semana e feriados.
Os maiores picos de utilização ocorreram nos feriados de Páscoa (474.545 acessos), aniversário de Brasília (602.653), e nos dias de Carnaval, com destaque para o domingo (3/3), que registrou 770.364 acessos.
O Vai de Graça se consolida como uma política pública de inclusão social e alívio no orçamento das famílias, sendo o programa de gratuidade mais abrangente do país entre regiões de porte semelhante. Para utilizá-lo, basta o passageiro acessar com cartões Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso, Passe Livre Estudantil, ou até mesmo com cartões de crédito e débito, sem custo.