Esperança e oportunidade para brasilienses em situação de vulnerabilidade
Da Redação
Brasília, 17 de janeiro de 2024 – Sandra, vítima de violência doméstica, encontrou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) o apoio necessário para se reerguer após anos de agressões. Após um ano de acolhimento, Sandra superou os traumas vividos durante o relacionamento abusivo e testemunha: “Esse programa significa para mim gratidão, esperança e, sobretudo, liberdade”.
O RenovaDF, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), tem sido um catalisador de mudanças positivas. Em 2023, mais de 7,6 mil alunos foram impactados, resultando na recuperação e entrega de 705 equipamentos públicos à comunidade.
Mônica Neves, de 54 anos, que enfrentou o desemprego e a depressão, encontrou no RenovaDF uma nova perspectiva: “Eu vim para o programa para ter esperança e abrir novas portas para mim”.
Para 2024, o programa continua a missão de transformar vidas. Desde 2 de janeiro, cerca de 3.500 profissionais estudam e trabalham de segunda a sexta-feira para recuperar 165 equipamentos públicos em 19 regiões administrativas do DF.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destaca que o RenovaDF vai além da qualificação profissional: “É uma iniciativa de desenvolvimento econômico e social, humanitário e transversal, que auxilia na manutenção estrutural de nossa cidade e dá dignidade às pessoas vulneráveis”.
Mesmo durante o período chuvoso, as atividades não param. Os alunos participam de aulas teóricas sobre jardinagem, hidráulica, alvenaria, serralheria e pintura.
Cintia Freitas, fiscal do RenovaDF, ressalta o comprometimento dos alunos: “É muito gratificante ver o interesse do aluno. Mesmo com a chuva, a gente vê o aluno chegar molhado. Eles não encontram empecilhos e realmente agarram a oportunidade”.
As aulas teóricas também são momentos de destaque para alunos como Luciana Reis, 33, que sonha em ser instrutora: “Quero ser instrutora para dar continuidade aos meus objetivos profissionais”.
Para aqueles interessados em participar do RenovaDF, o edital com os novos ciclos será publicado nos próximos dias. Os cursos, com duração de 240 horas, oferecem auxílio pecuniário, auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais e certificado.