Casais de produtores elogiam o programa da PMDF, que cadastrou mil propriedades rurais em 18 regiões administrativas
Da Redação
Brasília, 22 de outubro de 2023 – Desde que se cadastraram no programa Guardião Rural da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o casal de produtores Jailda e Luís Paiva, que reside em uma propriedade na área rural da Ponte Alta Sul, no Gama, sente-se mais seguro. Esses produtores rurais fazem parte das mil propriedades rurais cadastradas em 18 regiões administrativas, que são monitoradas diariamente pelo Batalhão de Policiamento Rural (BPRural).
Luís Paiva compartilha seu sentimento de segurança: “Eu me sinto muito seguro. Os meninos dão a assistência que precisamos, sempre passam por aqui. Já passamos por uma situação de violência no passado, mas agora aumentou minha sensação de segurança, e até durmo do lado de fora de casa, na rede”. Jailda acrescenta: “Com a placa que temos na entrada, acredito que as pessoas ficam ressabiadas de entrar”, referindo-se à sinalização instalada pela PMDF informando sobre o monitoramento.
Sebastião Almeida, caseiro em uma fazenda na Ponte Alta Norte, também compartilha dessa sensação de segurança. Ele ressalta a parceria que mantém com os membros do BPRural: “É uma facilidade para nós, produtores rurais. Temos o contato direto do celular e nos grupos de WhatsApp. Isso nos dá mais segurança, confiança, e o atendimento é rápido. Sempre que desconfiamos de alguma situação, colocamos no grupo. Estamos muito contentes com essa parceria”.
O Batalhão Rural da Polícia Militar foi criado em 2013, e em 2020, as companhias Leste, Oeste e Sul foram criadas para descentralizar o policiamento, aumentando a segurança e facilitando o atendimento de ocorrências no campo. Com o programa Guardião Rural, a PMDF visa melhorar a segurança nas propriedades rurais, e o trabalho se torna uma parceria com a comunidade local.
Placas instaladas nas entradas das propriedades indicam o monitoramento rural, gerando um efeito preventivo e facilitando a localização das propriedades por equipes de emergência. Elas possuem QR Codes para que os policiais acessem informações sobre a fazenda, incluindo o georreferenciamento, para permitir uma localização exata da propriedade.
As visitas de prevenção e cadastro feitas pela polícia envolvem identificação dos pontos fortes e fracos das propriedades, bem como orientações sobre como melhorar a segurança. A segurança, de acordo com os policiais, é uma responsabilidade compartilhada entre a polícia e os moradores.
Por meio do programa, os militares cadastram os moradores, bens, animais, veículos, maquinários e trabalhadores das áreas vigiadas. Os moradores participam de grupos de WhatsApp regionais, permitindo uma comunicação rápida e eficaz em caso de alerta.
O Programa Guardião Rural fortalece a segurança das propriedades rurais e proporciona uma maior sensação de segurança para os produtores, reforçando a parceria entre a comunidade e a polícia.
Contato:
- Batalhão de Policiamento Rural – PMDF
- Telefone geral: 99985.6080
Companhias de Policiamento Rural:
- Companhia de Policiamento Rural Leste (Planaltina, Fercal, Rota do Cavalo, Paranoá, Lago Oeste e PAD-DF) Contatos: (61) 99503-4781 (WhatsApp) e 3190-7100
- Companhia de Policiamento Rural Oeste (Brazlândia, Ceilândia e Recanto das Emas) Contato: (61) 99173-6965 (WhatsApp) e 99131-7294
- Companhia de Policiamento Rural Sul (Gama, Santa Maria e Tororó) Contato: (61) 99985-6080 (WhatsApp)