Programa oferece bolsas e incentiva projetos de pesquisa para beneficiar comunidade e promover cidadania no DF
Brasília, 14 de novembro de 2024 – Com a concessão de 40 bolsas de estudo este ano, mais de 1.100 horas de contrapartida e a inclusão de novas áreas como publicidade e medicina, o Programa de Interação Acadêmica da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) tem reforçado a qualificação interna e o atendimento ao público. Desenvolvido pela Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública (Easjur), o programa conecta a instituição com a comunidade acadêmica, promovendo pesquisa, extensão e práticas jurídicas que contribuem para o avanço de políticas públicas inclusivas.

O programa, com foco multidisciplinar, prepara estudantes para o mercado de trabalho e facilita o acesso de comunidades vulneráveis a serviços essenciais. Em parceria com universidades e centros de ensino, a iniciativa proporciona a inclusão de estudantes de diferentes áreas. Em 2025, 100 bolsas integrais serão concedidas a alunos de escolas públicas de ensino médio pelo projeto Conhecer Direito. Em formato de Ensino a Distância (EaD) e integrado ao projeto Defensoria nas Escolas, a ação visa universalizar a educação em direitos e alcançar ainda mais jovens.
Expansão do acesso e bolsas de pós-graduação
Paralelamente, o programa também oferece bolsas de pós-graduação para defensores públicos, servidores e estagiários, fortalecendo iniciativas sociais da DPDF com contrapartidas fixadas em editais. Já foram completadas 4.150 horas de serviços à população vulnerável, ajudando na resolução pacífica de conflitos e ampliando o acesso à Justiça, além de diminuir a demanda no Judiciário.
O Programa de Interação Acadêmica intensifica os laços da DPDF com o meio acadêmico, incentivando defensores e alunos a participarem de projetos conjuntos com faculdades do DF. Projetos de tecnologia, pesquisa e ensino em parceria com universidades têm contribuído para o desenvolvimento de temas específicos.
“A iniciativa é uma união de talentos e esforços em prol da transformação social,” explica Evenin Ávila, diretor da Easjur, ressaltando o impacto do programa no desenvolvimento de um modelo inclusivo de ensino e cidadania.
Impacto na formação e aprendizagem
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, o programa é essencial: “Ele beneficia defensores, servidores, estagiários e a comunidade atendida pela instituição, criando um ambiente de aprendizado mútuo e incentivando práticas mais eficientes e humanizadas.”
Vitória Letícia Silva Dutra, aluna do curso de ciências contábeis contemplada pelo projeto Conhecer Direito, celebra a oportunidade: “Esse projeto está construindo meu futuro profissional,” comenta. Sua mãe, Marisa Batista Gomes, destaca o impacto do projeto em estudantes da rede pública do DF ao democratizar o conhecimento jurídico e fortalecer a cidadania.
A parceria entre a DPDF e o Centro Universitário UDF, com mais de quatro anos de atuação, resultou em 1.802 atendimentos e 683 audiências, beneficiando diretamente a sociedade com agilidade e eficiência. Fernanda Sampaio, professora do UDF, enfatiza que a prática na mediação é essencial para estudantes de direito, permitindo-lhes um aprendizado mais abrangente e humanizado.
Transformação na carreira dos participantes
Marcos de Sousa Gadelha, universitário em fase final do curso de direito e bolsista do programa, compartilha o impacto da bolsa na sua formação: “Essa experiência foi transformadora, aprimorando minhas habilidades para contribuir ainda mais com os serviços da defensoria.”
Para Kamilla Pinheiro Oliveira, servidora e bolsista de pós-graduação, a experiência de atuar em outras áreas da defensoria ampliou sua visão sobre o impacto social do trabalho, reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos dos mais vulneráveis.