K-9s irão auxiliar na identificação de explosivos, armas e drogas na Esplanada dos Ministérios
Brasília, 6 de setembro de 2024 – O desfile cívico de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, contará com um reforço especial no policiamento. O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) será responsável por apoiar a segurança com cães treinados para detectar explosivos, armas e drogas.
Os cães do BPCães estarão atuando principalmente nas revistas pessoais dos visitantes. Serão cinco pontos de acesso ao evento, todos monitorados pela PMDF. “Nossa principal missão é identificar armas e entorpecentes, garantindo a segurança de todos que comparecerem ao desfile”, afirma o tenente Cleiton Alves.
O acesso à Esplanada será feito pelas vias S1 (lateral da Catedral) e escadarias dos ministérios, com pontos de controle localizados no lado sul e no norte. Não será permitido entrar com objetos potencialmente perigosos, como objetos pontiagudos, garrafas de vidro e hastes de bandeiras, para garantir a segurança do público.
Além do BPCães, o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizará varreduras na área do evento. “Nossos cães são treinados para detectar explosivos, narcóticos e armas, com treinamentos específicos para cada tipo de atividade”, explica o tenente Alves. “Esses treinamentos são realizados diariamente para garantir eficácia”.
A segurança da Esplanada será reforçada com monitoramento por câmeras, drones e informações transmitidas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Desde as primeiras horas do sábado (7), o alto-comando da segurança pública do Distrito Federal e representantes de órgãos locais e federais estarão no Ciob para facilitar uma resposta rápida e eficiente.