Ação integrada envolve secretarias e órgãos do governo para assistência e desmonte de ocupações irregulares
Brasília, 15 de janeiro de 2025 — A partir das 9h desta quinta-feira (16), o Governo do Distrito Federal (GDF) inicia uma ação conjunta para oferecer acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em nove pontos de Planaltina. A iniciativa conta com a participação de diversas secretarias, incluindo as de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Trabalho, Segurança Pública e Justiça, além de órgãos como SLU, Novacap, DF Legal, Detran e Corpo de Bombeiros.
Durante a ação, a DF Legal fará o desmonte das estruturas irregulares, com transporte dos pertences para um local indicado pelos ocupantes. Caso não haja uma opção definida, os itens serão levados a um depósito, onde poderão ser retirados gratuitamente em até 60 dias.
Pessoas em situação de rua terão acesso a atendimento social, assistência de saúde e apoio para inserção no mercado de trabalho, caso desejem. A ação é resultado de abordagens sociais e mapeamento realizados ao longo da semana para identificar as necessidades desse público.
Locais de atuação:
- Próximo ao Comper
- Setor de Oficinas
- Viaduto da BR-020
- Centro de Ensino Especial 01
- Hipermercado Dia a Dia
- Muro do Parque de Serviço (SOF)
- Antiga garagem da Piracicabana
- Quadra 07, Jardim Roriz
- Entrequadras 10/20, Buritis II