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Pista exclusiva da EPTG passa por manutenção para garantir conforto e durabilidade

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(Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

Serviços visam melhorar o tráfego de ônibus e prolongar a vida útil do pavimento

Brasília, 9 de junho de 2025 – A faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), importante corredor do transporte público no Distrito Federal, está recebendo obras de manutenção em seu pavimento rígido. O objetivo é corrigir desgastes provocados pelo tempo e garantir maior conforto aos usuários. A intervenção integra um investimento de R$ 13,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), com cronograma previsto para os próximos cinco anos, sob coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

As obras abrangem os 22 quilômetros da pista nos dois sentidos e ocorrem de forma gradual, a cada um quilômetro, para evitar interrupções significativas no tráfego. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no sentido Plano Piloto–Taguatinga, nas proximidades do km 5. A intervenção já gerou cerca de 50 empregos diretos e indiretos.

De acordo com Jarbas Silva, engenheiro e diretor do 3º Distrito do DER-DF, o pavimento apresenta falhas comuns ao longo do tempo, como trincas e desgaste nas juntas de dilatação. “Dependendo da situação, pode ser necessário demolir ou reconstruir placas inteiras, além de selar trincas ou renovar o material de vedação para evitar infiltrações e acúmulo de sujeira”, explica. Ele destaca que o pavimento de concreto é conhecido por sua durabilidade e menor custo de manutenção a longo prazo.

Thaiane Santos: “Sem balançar, vamos nos sentir mais confortáveis no ônibus”

A melhoria é bem recebida por usuários frequentes do transporte coletivo. A babá Thaiane Santos, 23 anos, que utiliza diariamente as paradas da EPTG para ir ao trabalho, acredita que a intervenção vai tornar as viagens mais agradáveis. “Sem o balanço causado pelos buracos ou desníveis, vamos nos sentir mais confortáveis. Isso faz muita diferença, principalmente para quem leva crianças ou idosos”, afirma.

Antes da EPTG, as equipes já haviam atuado em pontos críticos como o Buraco do Tatu e o Buraco do Tatuí, ligação entre a L2 Norte e a L2 Sul. Após a conclusão das obras na EPTG, os serviços devem seguir para o corredor BRT Sul, no trecho entre o Gama e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

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