' Painel que mostra fila nas UPAs do Distrito Federal: transparência e eficiência no atendimento médico – INFFORMA – Informação é tudo!

Painel que mostra fila nas UPAs do Distrito Federal: transparência e eficiência no atendimento médico

COMPARTILHAR

(Foto: Divulgação/ IgesDF)

IgesDF implementa novo sistema para visualização do tempo de espera nas unidades de pronto atendimento

Brasília, 7 de maio de 2024 – O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) acaba de lançar o Painel Fila nas UPAs, uma iniciativa que permite aos pacientes verificar o tempo de espera em cada unidade de pronto atendimento (UPA) antes mesmo de sair de casa. Esse novo recurso, desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, oferece informações em tempo real sobre o fluxo de atendimento nas instituições, visando facilitar a vida dos cidadãos que buscam assistência médica.

De acordo com o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., o Painel Fila nas UPAs representa um avanço significativo em termos de inovação tecnológica e transparência. “Ao disponibilizar esses dados em tempo real, os pacientes têm a opção de escolher uma unidade com menor tempo de espera e, durante a espera, saber exatamente quantas pessoas estão na sua frente”, destaca.

Além de fornecer informações sobre o tempo de espera, o painel exibe uma variedade de dados, incluindo a quantidade atual de pacientes na unidade, número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas e distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme classificação de risco. Também são apresentados os pacientes aguardando abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera.

Segundo Juracy, o novo sistema também permitirá a emissão de relatórios em tempo real sobre o número de atendimentos de cada UPA, tempo de espera e perfil epidemiológico. “Dessa forma, conseguiremos mapear dados importantes para atuações estratégicas de melhoria do serviço e transmitir ainda mais agilidade e transparência aos órgãos de controle”, explica.

A implementação do Painel Fila nas UPAs está alinhada à governança clínica, modelo que visa melhorias de processos e estratégias na identificação, análise e resolução de problemas para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente. “Esse sistema de filas opera de forma inteligente e dinâmica, permitindo uma visão abrangente e precisa do estado das filas em todas as unidades de pronto atendimento”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde, Deilton Silva.

O Painel Fila das UPAs já está disponível para toda a população em todas as unidades de pronto atendimento e também pode ser acessado pelo site do IgesDF. Com essa iniciativa, espera-se não apenas uma melhoria na experiência dos pacientes, mas também uma otimização dos recursos e uma redução na sobrecarga das UPAs.

Além disso, o Painel Fila nas UPAs do IgesDF estará concorrendo ao prêmio Case de Sucesso durante o evento CIO Brasil GOV 2024, que acontecerá em Florianópolis (Santa Catarina), entre os dias 22 e 26 de maio. O evento tem como foco o relacionamento entre gestores de tecnologia da informação (TI) de empresas públicas, visando impulsionar a atualização profissional e ampliar a rede de contatos dos executivos.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *