Ações de fiscalização resultaram em 55 veículos recolhidos e diversas infrações registradas
Brasília, 25 de novembro de 2024 – Entre sexta-feira (22) e domingo (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou operações de fiscalização em várias regiões administrativas, incluindo Ceilândia, Gama, Guará, Lago Norte, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas e Taguatinga. Durante as ações, 650 condutores foram abordados e 560 testes de etilômetro realizados, com o apoio da Polícia Militar em algumas operações.
Os agentes autuaram 88 motoristas por dirigir sob efeito de álcool, sendo um deles levado à delegacia por apresentar teor alcoólico considerado crime. Outras infrações incluíram 22 motoristas inabilitados, 20 com CNH vencida há mais de 30 dias, 25 veículos com escapamento irregular e 132 infrações diversas. Ao todo, 55 veículos foram recolhidos ao depósito.

A operação Rescaldo, realizada na madrugada de domingo (24) no Gama, registrou o maior número de autuações por embriaguez ao volante, com 38 casos. Segundo a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, a operação tem como objetivo retirar de circulação motoristas alcoolizados e reduzir sinistros de trânsito.
Dirigir sob efeito de álcool é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência em até 12 meses, o valor dobra para R$ 5.869,40. Além disso, concentrações iguais ou superiores a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar configuram crime, com penas de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de habilitação.
O Detran-DF reforça a importância da conscientização e do respeito às leis de trânsito, visando a segurança de todos nas vias do Distrito Federal.