Medida vai ampliar a rede, substituir ligações clandestinas e modernizar infraestrutura elétrica
Brasília, 25 de junho de 2026 – Mais de 6 mil famílias da região da 26 de Setembro serão beneficiadas por uma nova etapa de regularização do fornecimento de energia elétrica. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pela governadora Celina Leão, que confirmou um investimento de R$ 12 milhões para a modernização e ampliação da rede em parceria com a Neoenergia Brasília.
A intervenção atenderá unidades consumidoras localizadas entre as ruas 2 e 6 da comunidade e integra o processo de substituição das ligações clandestinas por uma infraestrutura regularizada, dimensionada para atender à demanda atual e futura da população.
Segundo a governadora, a iniciativa busca solucionar problemas recorrentes enfrentados pelos moradores, como quedas frequentes de energia, além de garantir mais qualidade e segurança no fornecimento do serviço.
O projeto prevê a instalação de aproximadamente mil postes, cerca de 200 transformadores, novos cabos e medidores individuais, além do cadastramento dos consumidores junto à concessionária. Com a regularização, os moradores passarão a contar com medição individualizada e cobrança baseada no consumo real.
De acordo com o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, as obras terão duração estimada de seis meses e beneficiarão mais de 25 mil pessoas. Ele destacou que a nova estrutura permitirá atender o crescimento da região e futuras conexões residenciais, comerciais e industriais.
A regularização também possibilitará que os moradores tenham comprovante de residência em seus nomes, ampliando o acesso a serviços e fortalecendo a cidadania da comunidade.
Atualmente, a Rua 1 e parte da Avenida Principal já contam com fornecimento regularizado, beneficiando mais de 1,4 mil residências. Moradores relatam que as constantes interrupções de energia causam prejuízos, incluindo a perda de alimentos e danos a eletrodomésticos.
A nova fase dá continuidade ao trabalho iniciado em 2025, quando o Governo do Distrito Federal investiu R$ 2,2 milhões na regularização do Trecho 1 da região, contemplando mais de 1,8 mil famílias.
A ação integra o programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em parceria com o programa Energia Legal do GDF. Nos últimos cinco anos, a iniciativa garantiu acesso à energia regularizada para mais de 52 mil famílias do Distrito Federal, beneficiando cerca de 156 mil pessoas. A previsão é que, até 2029, outras 40 mil famílias sejam atendidas em diferentes regiões do DF.
Durante a cerimônia, Celina Leão também ressaltou o avanço do processo de criação da região administrativa da 26 de Setembro. Segundo ela, a regularização fundiária e os investimentos em infraestrutura representam etapas importantes para consolidar o desenvolvimento da localidade e oferecer mais dignidade aos moradores.





