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Nova bacia de detenção no Plano Piloto reforça sistema de drenagem do DF

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(Foto: Lúcio Bernardo Jr)

Projeto da nova Estrada Setor Policial Militar inclui empreendimento executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura

Da Redação

Brasília, 19 de fevereiro de 2024 – Uma importante obra está em andamento no Plano Piloto do Distrito Federal: a construção de uma nova bacia de detenção, como parte do projeto da nova Estrada Setor Policial Militar (ESPM). A empreitada, sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF), visa reforçar o sistema de drenagem da região.

A nova lagoa de detenção terá uma capacidade impressionante de 357 mil m³, dos quais 205 mil m³ serão destinados à drenagem, equivalente a 186 piscinas olímpicas. Até o momento, mais de 264,3 mil m³ já foram escavados.

As equipes trabalham atualmente na fase final da escavação e na construção dos dispositivos de entrada e saída do volume pluvial na lagoa, além da execução dos poços de visita e das galerias em concreto. Esses dispositivos serão responsáveis por controlar a velocidade do volume pluvial que será direcionado ao Córrego Riacho Fundo, compostos por estruturas de gabiões e concreto.

A bacia está sendo instalada ao lado da Vila Telebrasília, na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre Riacho Fundo, às margens da DF-051, Estrada Parque das Nações. O volume de água será captado a partir da altura da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na Quadra 3 da ESPM, por meio de bocas de lobo. Para o escoamento, está sendo construído um sistema de drenagem com mais de 6,5 km de extensão.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, destaca a importância da nova estrutura para a preservação do meio ambiente e o reforço do sistema de drenagem do Distrito Federal. O acesso à bacia será restrito e a área será cercada por alambrados, visando à segurança.

Gabriela Rodrigues, fiscal da SODF, explica que a escavação já atingiu o diâmetro previsto para a bacia e que agora a equipe trabalha para alcançar a profundidade adequada, estimada em 12 metros. Ela também ressalta que os dispositivos de entrada e saída da lagoa terão alturas diferentes, contribuindo para reduzir a velocidade da água que chega ao corpo hídrico.

Além da drenagem, as obras na ESPM incluem a criação de um corredor exclusivo para ônibus, construção de calçadas e ciclovias, e pavimentação asfáltica. O investimento totaliza cerca de R$ 57 milhões e faz parte da consolidação do Corredor Eixo Oeste, que ligará as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

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