' Mutirão do SLU já recolheu mais de 19 mil toneladas de resíduos no DF em 2025 – INFFORMA – Informação é tudo!

Mutirão do SLU já recolheu mais de 19 mil toneladas de resíduos no DF em 2025

COMPARTILHAR

(Foto: Divulgação/SLU-DF)

Iniciativa combate descarte irregular e auxilia na prevenção da dengue

Brasília, 9 de abril de 2025 – Desde o início de janeiro, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em parceria com as administrações regionais, já realizou 10 edições do Mutirão SLU com as RAs, resultando na retirada de aproximadamente 19.370 toneladas de resíduos sólidos e entulhos descartados de forma irregular no Distrito Federal. A ação já percorreu 25 cidades, com foco na limpeza urbana e na prevenção de doenças.

Na etapa mais recente, realizada entre os dias 3 e 5 de abril, o mutirão passou por Samambaia, Park Way e Fercal, recolhendo 1.910 toneladas de materiais em áreas críticas. A operação contou com uma força-tarefa composta por 40 caminhões, cinco pás mecânicas e mais de 100 trabalhadores, entre motoristas e ajudantes. Foram feitas 153 viagens até a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) para descarte adequado dos resíduos.

As ações do mutirão integram uma estratégia contínua para combater o descarte irregular de lixo, eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e promover a conscientização ambiental. Durante os trabalhos, equipes de mobilização orientam moradores sobre práticas corretas de descarte, horários de coleta e o uso apropriado de equipamentos como papa-lixos e papa-entulhos.

O SLU passou a integrar recentemente o grupo executivo do Governo do Distrito Federal voltado à prevenção e controle de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue. Para Luiz Felipe Carvalho, diretor-presidente do SLU, a nova atribuição fortalece o papel do órgão. “Essa inclusão no grupo nos consolida ainda mais, não só como órgão de limpeza urbana, mas como agentes ativos na promoção da saúde pública. Estamos investindo nos mutirões de limpeza e com o apoio de todos, chegaremos lá”, afirmou.

O administrador regional de Samambaia, Marcos Leite de Araújo, destacou o trabalho conjunto entre governo e comunidade. “Nossa administração atuou junto ao SLU no mutirão, limpando nossa Samambaia. A preocupação do governo é limpar a cidade e eliminar focos de dengue, e isso estamos fazendo. Depois da limpeza, gostaria que a população mantenha a cidade limpa”, declarou.

O Mutirão SLU já contemplou localidades como Ceilândia, Gama, Santa Maria, Taguatinga, Planaltina, São Sebastião, entre outras. A próxima etapa está prevista para os dias 10, 11 e 12 de abril, nas regiões do Cruzeiro, Taguatinga e Jardim Botânico.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *