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Mulheres buscam na costura criativa uma fonte de renda extra

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A empreendedora Amanda Ansaldo é dona do seu próprio negócio de costura criativa

A empreendedora Amanda Ansaldo mostra como este tipo de artesanato pode ser um ótimo negócio, mesmo para aquelas pessoas que não têm habilidade com as artes manuais

2023 já começou e, para muitas mulheres, a costura criativa tem sido uma boa fonte de renda extra. Contudo, para começo de conversa, o que seria a costura criativa? Esta técnica artesanal combina cores, estampas e tipos de tecido para criar bolsas, nécessaires e diversos outros acessórios. Vale também os tradicionais panos de prato que podem ser totalmente personalizados.

Se é preciso conhecer a fundo técnicas de costura ou fazer grandes investimentos para iniciar neste negócio? A resposta é não! Com tecido, linha e agulha – e uma pitada de criatividade –, já é possível começar com as primeiras peças. E melhor: sem sair de casa! Nesse processo, planejamento e divulgação também são fundamentais para ter um retorno mais significativo em vendas.

Formada em Jornalismo com Pós-graduações em Criação de Imagem e Som e também em Gestão pela Eca/USP, Amanda Ansaldo decidiu trocar a área da comunicação pela costura criativa e comprovou que este tipo de artesanato gera sim lucratividade. Como muitas mulheres, a empreendedora quis ficar mais próxima dos filhos, mas sem abrir mão de trabalhar e ter a sua própria fonte de renda. “Ser dona do seu próprio negócio oferece uma flexibilidade importante na maternidade que, muitas vezes, é inviável num modelo tradicional de trabalho”, ressalta Amanda.

Há mais de seis anos, a empreendedora está à frente da marca “Passo a Passo Criativo” com costuras práticas, coloridas e encantadoras. O negócio deu tão certo para ela que Amanda resolveu usar as redes sociais para ensinar o passo a passo de peças vendáveis, além de explicar aquelas dicas de empreendedorismo infalíveis. A procura foi tão grande que hoje ela já possui mais de 602 mil seguidores no Instagram e 341 mil inscritos no Youtube.

 

Divulgar e vender

As redes sociais também ajudam a divulgar as peças artesanais de maneira assertiva. O tradicional boca a boca ainda funciona, mas ter um perfil profissional facilita alcançar clientes de outras cidades e – por que não? – até de outros países.

Nesse processo, caprichar em boas fotos dos artesanatos é essencial para despertar o desejo da clientela e mostrar o profissionalismo do negócio. Vale lembrar que o leque de peças dentro da costura criativa é imenso. Para o público feminino, são bolsas, carteiras e até jaquetas customizadas. Já para a clientela infantil, as sugestões são desde estojos até organizadores para o quarto dos pequenos. Sem contar as infinitas possibilidades para o lar, como cesta de pão, coador para café, panos de prato, jogos americanos…. Uau!

Se existe algum obstáculo nessa trajetória de empreender com a costura criativa? Amanda Ansaldo explica: “Acredito que os maiores obstáculos não são palpáveis, são aqueles que criamos dentro de nós mesmos. ‘Eu não vou conseguir’, ‘eu não entendo disso’, ‘isso é muito para mim’, ‘vai dar trabalho demais’… São alguns dos pensamentos que às vezes passam pela cabeça das mulheres e acabam limitando muitas empreendedoras. Um dos grandes obstáculos que ultrapassei foi entender que se nós podemos sonhar com algo, nós também podemos realizar”.

 

Sobre Amanda Ansaldo:

Jornalista com pós-graduações em criação de Imagem e Som e também em Gestão pela Eca/USP, além de Direção para Vídeo e TV.

 

Formada também em Corte e Costura, passou por treinamentos certificados pela American Crats, Sizzix, Scrap Brasil e Prima Certified Educator.

Instagram: @passoapassocriativo

Youtube: Passo a Passo Criativo

TikTok: @amanda.ansaldo

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