Retas, folgadas e imponentes, as tendências de jeans para esta temporada prometem resgate aos modelos das últimas décadas do século passado
Incorporada ao guarda-roupa feminino no século XX, a calça jeans é sinônimo de universalidade. A peça que carrega sua tradição com orgulho, se reinventa a cada temporada através de cortes, cores e caimentos. Desde as últimas coleções, é fato que o modelo skinny já não é mais o favorito.
Com a mesma premissa de versatilidade e utilitarismo, os modelos mais largos e diferentes, inspirados nos cortes dos anos 1970, estão entre os que prometem dominar o street style dessa coleção. Juliana Cunha, influenciadora em moda, aponta que o desapego dos modelos mais justos é um movimento que vem crescendo desde que as mom’s jeans começaram a ganhar popularidade.
“Há alguns anos, o jeans amado era aquele que desenhava o corpo. Ter um modelo skinny era obrigatório no guarda-roupa das mulheres devido a praticidade e variabilidade da peça. O que observamos atualmente é que o retorno de tendências do século passado, mais precisamente dos anos 1970, 1980, e 1990, tem também mudado o modelo coringa das calças jeans. A preferência é pelas mais larguinhas e retas”, explica.
A influenciadora Juliana Cunha veste uma composição básica e despojada que combina jeans azul na jaqueta e lavagem clara na calça. A modelagem reta da calça remete ao clássico, porém o corte na altura dos calcanhares rejuvenesce a peça. A regata branca e o salto de bico quadrado arrematam o look.
De acordo com a influenciadora de moda Vanessa
Vanessa Simidamore veste uma wide leg, corte que promete ser a sensação da estação. O modelo reto, com a cintura marcada, traz modernidade à composição. Da mesma forma, calças com bolsos frontais e botões aparentes tiram a obviedade da calça jeans e compõem um visual divertido.
Modelos para investir:
Wide Leg: De modelagem reta e cintura marcada, o modelo é a pantalona dos jeans. Para não errar, aposte em uma combinação simples de jeans e camiseta, juntamente com acessórios do momento como colares de missangas e bandanas.
Boyfriend ou mom jeans: Há alguns anos ganhando espaço no guarda-roupa feminino, essas calças são a cara dos anos 1990. As peças podem ser exploradas com tênis, saltos e rasteiras.
Flare: Popular na década passada, o modelo flare voltou repaginado. Diâmetros menos proeminentes nas barras estão entre os mais aceitos. A calça é ideal para fazer combinações com partes de cima mais justas e saltos.