' Missa dos 65 anos de Brasília ganha tom de despedida após morte do Papa Francisco – INFFORMA – Informação é tudo!

Missa dos 65 anos de Brasília ganha tom de despedida após morte do Papa Francisco

COMPARTILHAR

(Foto: Renato Alves/ Agência Brasília)

Cerimônia na Catedral de Brasília homenageou cidade e o pontífice sul-americano falecido nesta segunda (21)

Brasília, 21 de abril de 2025 – O que seria uma celebração pelos 65 anos da capital federal tornou-se também um momento de despedida e emoção. A tradicional missa de aniversário de Brasília, realizada na manhã desta segunda-feira (21) na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, prestou homenagem póstuma ao Papa Francisco, falecido durante a madrugada em Roma, vítima de complicações causadas por uma pneumonia.

O ato litúrgico desta segunda-feira (21), na icônica Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, marcou a despedida do papa Francisco, que faleceu em Roma nesta madrugada, decorrente de uma pneumonia | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Primeiro papa sul-americano da história, Francisco deixa um legado de fé, humildade, inclusão social e luta em defesa das minorias. Durante a cerimônia, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, destacou o simbolismo da data e o impacto da perda: “Essa missa é pela cidade e já entregando o papa Francisco ao amor misericordioso de Deus. Meu coração está com esse misto de sentimentos. De gratidão e dolorido por dentro”, declarou, reforçando o compromisso da cidade em seguir sendo “mais humana, inclusiva e acolhedora”.

Entre os presentes estavam o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, que já haviam se encontrado com o pontífice em duas oportunidades durante visitas ao Vaticano. Em luto, o governador decretou sete dias de homenagem oficial. “O papa, nas duas vezes em que estive com ele, pediu orações. Só tenho a agradecer por sua humildade e por todas as bênçãos que recebemos”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão também comentou a perda: “O Papa Francisco revolucionou o papado. Falou de humildade e mostrou que a Igreja precisa estar pronta para acolher quem mais precisa.”

Sobre a Catedral

A Catedral de Brasília, um dos maiores símbolos da capital, permanece aberta para visitação. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e vitrais de Marianne Peretti, o templo é conhecido por seus 16 pilares em forma de bumerangue e os três anjos suspensos que flutuam sob sua cúpula. O espaço segue celebrando missas de terça a domingo e recebe milhares de visitantes semanalmente.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *