' Metrô-DF lança sistema para facilitar devolução de objetos perdidos – INFFORMA – Informação é tudo!

Metrô-DF lança sistema para facilitar devolução de objetos perdidos

COMPARTILHAR

Aplicativo agora permite comunicação de perda de objetos e agilidade na busca e devolução de itens

Brasília, 16 de setembro de 2024 – O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (Pcoap) do Metrô-DF guarda cerca de 4 mil itens não resgatados pelos usuários. Em resposta à baixa taxa de devolução de pertences, que foi de apenas 17% em junho, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal lançou uma nova funcionalidade em seu aplicativo oficial, permitindo que os usuários registrem a perda de objetos diretamente pelo celular.

O Posto de Achados e Perdidos do Metrô-DF funciona na Estação Galeria | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Disponível para download gratuito em sistemas iOS e Android, o aplicativo agora conta com uma área específica para relatar a perda de itens ou documentos, onde os usuários podem informar a data aproximada e a estação onde acreditam ter perdido o objeto, além de fornecer uma descrição detalhada.

Os funcionários do Metrô realizarão buscas no sistema para verificar se o objeto foi encontrado. O status da busca será atualizado em tempo real e notificado ao usuário pelo aplicativo. Caso o item seja localizado, a retirada pode ser feita no Posto de Achados e Perdidos da Estação Galeria, mediante apresentação de documento de identificação com foto e comprovação da posse do item.

Processo mais rápido e eficiente

O novo sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Metrô-DF para agilizar o processo de catalogação e busca. Anteriormente, os objetos perdidos demoravam até quatro dias para serem cadastrados. Com a nova ferramenta, o item poderá ser registrado no mesmo dia na estação onde foi encontrado, e estará imediatamente disponível para busca no sistema.

“A nossa intenção é devolver o maior número possível de objetos aos seus donos,” afirmou Maria de Lourdes Galvão, responsável pelo Posto desde a sua criação. A expectativa é que a nova funcionalidade também incentive o aumento do uso do aplicativo, que já possui 60 mil downloads, mas apenas 11% de uso frequente.

Os usuários que não possuem atualização automática em seus dispositivos precisarão atualizar o aplicativo manualmente para acessar essa nova funcionalidade. O app do Metrô-DF também oferece outras funcionalidades, como consulta de horários de trens, interrupções no sistema e recarga de cartões.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *