GDF monta tendas para acolher casos suspeitos de dengue
Brasília, 11 de maio de 2024 – Onze novas tendas de acolhimento, inauguradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), já prestaram assistência a 30.764 pacientes suspeitos de dengue. Apenas hoje, mais de 1.4 mil pessoas buscaram atendimento nesses espaços.
As tendas operam todos os dias, funcionando de forma similar a hospitais de campanha para facilitar o acesso da população a exames e consultas. Três tendas oferecem atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, enquanto as outras funcionam das 7h às 19h.
Dos 1.423 atendimentos realizados hoje, 981 foram para adultos, 442 para crianças, e 11 pacientes foram transferidos para unidades de saúde da rede pública devido à gravidade do quadro clínico.
As tendas de Planaltina e do Paranoá foram as que mais atenderam nas últimas 24 horas, com 205 e 167 atendimentos, respectivamente. Cada uma delas conta com mais de 60 profissionais de saúde para atender uma média de 150 pessoas por dia.
As tendas foram estrategicamente posicionadas próximas a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) para garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da dengue e aliviar a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Funcionamento 24 horas
- Gama: Estacionamento do Hospital Regional (HRG)
- Guará: Em frente à UBS 1
- Paranoá: Estacionamento do Hospital da Região Leste
Funcionamento das 7h às 19h
- Plano Piloto: Estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
- Vicente Pires: Estacionamento da UPA
- Varjão: Atrás da UBS 1
- Taguatinga: Estacionamento do Ambulatório do Hospital Regional (HRT)
- Planaltina: Policlínica da região
- Águas Claras: Estacionamento da UBS 1 do Areal
- Ceilândia: Estacionamento do Hospital Regional (HRC)
- Samambaia: Estacionamento da UBS 7.