Jovens do DF propõem soluções para políticas públicas na 4ª Conferência Nacional de Juventude

COMPARTILHAR

Estudantes de escolas públicas participam de conferências regionais para definir rumos de políticas para a juventude

Da Redação

Brasília, 03 de outubro de 2023Jovens de oito escolas da rede pública de ensino médio em diversas regiões administrativas do Distrito Federal estão desempenhando um papel ativo nas conferências regionais da juventude. Nestes eventos, eles têm a oportunidade de apresentar propostas e soluções que irão influenciar as políticas públicas direcionadas para a faixa etária de 15 a 29 anos.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF) e tem como objetivo estimular a contribuição dos jovens nas questões que afetam diretamente suas vidas. Essas contribuições serão discutidas em nível nacional durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, marcada para ocorrer de 14 a 17 de dezembro, em Brasília. A Secretaria Nacional de Juventude avaliará as propostas e tomará medidas adequadas para implementá-las, se aprovadas.

Durante as conferências regionais, 361 estudantes tiveram a oportunidade de apresentar soluções relacionadas a 12 eixos temáticos, abrangendo áreas como participação cívica, educação de qualidade, desemprego, saúde mental, cultura, política, segurança, tecnologia, igualdade, meio ambiente, moradia, mobilidade e a pandemia.

No total, foram apresentadas 83 propostas pelos participantes, que também elegeram 58 delegados regionais. Esses representantes continuarão as discussões na Conferência Distrital da Juventude, cuja data ainda será divulgada pela SEFJ-DF.

Aproximar os jovens de questões relevantes para a comunidade foi um aspecto fundamental na opinião de Kerllon dos Santos, de 16 anos, estudante do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II. Ele participou pela primeira vez de uma reunião com um órgão público para discutir os desafios enfrentados por sua faixa etária.

“Eu acredito que essa iniciativa é muito boa porque os alunos puderam falar um pouco sobre os problemas sociais e governamentais na nossa região na educação, na infraestrutura e no transporte. Estamos todos animados em poder falar sobre os problemas que estamos enfrentando e tentar solucioná-los da melhor forma possível”, opinou Kerllon.

O engajamento dos jovens na elaboração de políticas públicas que os afetam diretamente é uma prioridade da SEFJ-DF e do Governo do Distrito Federal, visando garantir que as ações voltadas para essa comunidade sejam eficazes.

“Estamos despertando na nova geração o desejo de participar ativamente das decisões, chamando-os à responsabilidade da participação social. O governador Ibaneis Rocha tem um olhar atento para a juventude do DF, pois sabemos que eles já são o presente e moldarão o futuro. Esta secretaria foi criada para dar mais visibilidade e voz aos nossos jovens. Esse é nosso propósito. Vamos continuar propondo programas e projetos que beneficiem essa geração e as futuras. As conferências nos dão a oportunidade de compreender as demandas da juventude e trabalhar de forma eficaz como governo”, destacou Rodrigo Delmasso, secretário da Família e da Juventude.

As conferências regionais ocorreram em centros de ensino médio nas regiões administrativas de Sobradinho II, Recanto da Emas, Santa Maria, Ceilândia, Gama, Taguatinga Norte, Guará e Candangolândia.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *