' Janeiro Branco: SES-DF reforça ações de bem-estar mental em unidades de saúde – INFFORMA – Informação é tudo!

Janeiro Branco: SES-DF reforça ações de bem-estar mental em unidades de saúde

COMPARTILHAR

(Foto: Breno Esaki)

Rede de 176 Unidades Básicas de Saúde oferece Práticas Integrativas em Saúde como yoga e meditação

Da Redação

Brasília, 19 de janeiro de 2024 – Em apoio à campanha Janeiro Branco, unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) intensificaram as ações na área de bem-estar mental neste mês. Destaque para a rede de 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que oferece não apenas atendimentos tradicionais em consultórios, mas também ações coletivas, incluindo Práticas Integrativas em Saúde (PIS) como yoga, terapia comunitária, acupuntura, tai chi chuan e meditação.

“A atenção primária no Distrito Federal se destaca por ter uma excelente capilaridade em todo o território”, destaca Fernanda Falcomer, diretora de saúde mental da SES-DF. Profissionais generalistas e equipes multiprofissionais, que incluem psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, atuam na promoção de hábitos saudáveis e no atendimento de demandas como ansiedade e depressão.

Ao longo de janeiro, todas as UBSs estão focadas em ampliar os serviços na área para diversos públicos, com atenção especial às mulheres, muitas vezes vítimas de violência psicológica. Caso seja necessário acompanhamento especializado, a atenção primária faz encaminhamentos para policlínicas e centros de Atenção Psicossocial (Caps).

No nível da atenção especializada, houve uma ampliação nos atendimentos. De janeiro a outubro de 2023, foram realizadas 22.191 consultas com psiquiatras, ultrapassando o total de 2022 (19.845). Na psicologia, foram 25.098 atendimentos nos dez primeiros meses do ano, aproximadamente o mesmo total do ano anterior.

“A retomada de alguns serviços após a fase mais crítica da pandemia contribuiu, e conseguimos aumentar o número de atendimentos com a convocação de mais servidores e melhorias na gestão para ampliar o acesso aos serviços”, afirma Falcomer.

A SES-DF planeja expandir ainda mais o serviço, investindo na construção de cinco novos Caps em diversas regiões. O objetivo é oferecer uma rede de atendimento ampla, indo desde a promoção do bem-estar mental até o acompanhamento de pacientes crônicos. “A promoção da saúde mental não se encerra no mês de janeiro. É um serviço contínuo”, conclui Falcomer.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *